A edição, que decorrerá de 14 a 21 de Agosto, vai contar com mais de 588 participantes, entre atletas dos 15 aos 18 anos e treinadores das províncias de Luanda, Bengo, Zaire, Uige e Cabinda, está a última, ausente no acto de abertura presidido pela Ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira e pelo Governador de Luanda, Sergio Luther Rescova, respectivamente.

Denominado “Zonal Norte 2019/2020”, as partidas nas modalidades de basquetebol, futebol, vôlei, ginástica, atletismo convencional e adaptado na categoria de masculino e feminino decorrerão em vários campos dos municípios que compõem a província de Luanda.

O governador de Luanda, que falava no acto, espera que o evento desportivo tenha como base principal o espírito de Fair Play e acima de tudo irmandade, fraternidade, e que o mesmo se traduza num momento para o fortalecimentos dos laços culturais .

Deste modo, espera-se que para além de vencedores desportivos saiam grandes vencedores da cidadania e bons cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de  Angola.

Segundo o responsável, o facto de se ter em comum a vivência acadêmica, é um sinal claro que apostar na formação acadêmica é uma forma de contribuir para o crescimento do país.

Apelou aos jovens participantes, maior dedicação aos estudos, mas também fazer do desporto uma forma concreta de desenvolver uma comunidade.

“O desporto escolar é, certamente, uma alavanca que precisamos para desenvolver as outras áreas do desporto  no  nosso país e que deve ter na escola o seu ponto de partida”, referiu o governante.

A  Ministra da Educação que também falava no acto de abertura do Zonal Norte 2019/2020  disse desconhecer os  motivos que levaram a ausência da delegação de Cabinda, tendo felicitado todos pela organização do evento

Os Jogos Zonais Norte é realizado anualmente, numa parceria entre o Ministério da Educação e os Governos provinciais e visa possibilitar a identificação de talentos desportivos, desenvolver o intercâmbio sociocultural, assim como  contribuir  para o desenvolvimento integral  da criança.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.