A província do Bengo acolhe a nona edição da meia-maratona de atletismo “Fuga para a Resistência”, na segunda-feira, a partir das 9h00.

O percurso da corrida foi alterado em função de algumas obras que estão a ser feitas em Caxito, capital do Bengo. Sendo assim, o ponto de partida acontece junto a uma bomba de combustível do Panguila e termina no Campo de Futebol da Açucareira.

Neste evento, organizado pela Associação Provincial de Atletismo do Bengo, em parceria com o Governo local e a Federação Angolana da modalidade, os atletas podem concorrer em quatro categorias.

Os infantis vão correr três quilómetros, populares dez, federados e adaptados 21 km. Haverá prémios materiais e monetários para os vencedores de cada categoria, mas a organização ainda não revelou a tabela.

Entretanto, o membro da comissão organizadora do evento Alexandre da Costa disse que os preparativos decorrem a ritmo normal. “As condições estão a ser preparadas. Está tudo definido e esperemos que a prova corra da melhor maneira possível”, realçou.

Porém, o dirigente fez saber que o objectivo é superar os 1200 corredores da edição passada.

Em 2018, o atleta do 1.º de Agosto Simão Manuel venceu a prova pela segunda vez consecutiva. Percorreu 21 quilómetros em 1:10.01, enquanto Bastos Filipe do Petro de Luanda ficou em segundo lugar ao cronometrar 1:10.09. Já o atleta do Interclube, Tiago Baptista, ocupou o terceiro lugar com o tempo de 1: 10.51.

Na classe feminina, Adelaide Machado do Interclube venceu ao cronometrar 1:20.37, seguida pela sua colega de equipa, Ernestina Paulino, com o tempo de 1: 20. 45. Neide Dias do 1.º de Agosto conquistou o terceiro lugar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.