"Putin tem de fracassar", declarou a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, durante uma visita aos Estados Unidos. "Na nossa resposta" à invasão russa da Ucrânia, "devemos redobrar as nossas sanções", disse durante uma visita a Washington.

Segundo a ministra, isso incluiria a desconexão "total" dos bancos russos do sistema internacional Swift.

A União Europeia já desligou sete bancos russos desta plataforma segura que permite operações-chave, mas mantém dois grandes estabelecimentos financeiros intimamente ligados ao setor dos hidrocarbonetos, devido à forte dependência de vários Estados europeus do gás russo. Pela mesma razão, a UE não quer proibir a importação de energia russa por enquanto.

"Queremos encorajar um grupo maior de países a juntar-se a nós nestas sanções", disse Liz Truss, depois do seu país e dos Estados Unidos terem proibido as importações de petróleo russo.

Antony Blinken também disse estar "absolutamente convencido de que Putin acabará em fracasso". "A Rússia sofrerá uma derrota estratégica, independentemente dos seus ganhos táticos de curto prazo na Ucrânia", destacou.

Blinken afirmou que as sanções já "apagaram 30 anos de progresso na integração da Rússia com o resto do mundo" e prometeu continuar "a aumentar a pressão" sobre o presidente russo, Vladimir Putin.

O secretário de Estado dos EUA também pediu "ao Kremlin para permitir imediatamente que os civis ucranianos deixem com segurança as cidades ucranianas sitiadas pelas forças russas" e acusou Moscovo de "bloquear" essas saídas.

"A proposta do Kremlin de criar corredores humanitários que levem à Rússia ou a Bielorrússia é absurda. É ofensivo sugerir que os ucranianos devem buscar refúgio neste mesmo governo que mostra tanto desprezo por suas vidas", destacou Blinken.