No entanto, "condições climáticas desfavoráveis", incluindo uma neblina espessa, dificultam os esforços, disse o ministro do Interior, Ahmed Vahidi, à televisão estatal.

O ministro não confirmou se o presidente Ebrahim Raisi estava a bordo da aeronave que estava entre os três helicópteros nos quais viajava a delegação presidencial.  "Chegar à região do helicóptero pode levar algum tempo", acrescentou apenas.

O local em questão fica na Floresta Dizmar, perto da cidade de Varzaghan.

A televisão estatal noticiou mais cedo que "informações não confirmadas indicam que o helicóptero que transportava o presidente Raisi sofreu um acidente na província do Azerbaijão Oriental".

A agência de imprensa oficial IRNA informou depois que Raisi, assim como o ministro das Relações Internacionais, Hossein Amir-Abdollahian, estavam entre os passageiros.

Raisi viajou neste domingo até à província do Azerbaijão Oriental, onde inaugurou uma barragem ao lado do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, na fronteira entre os dois países.

A televisão estatal indicou que uma espessa neblina dificulta as buscas na região montanhosa.  Ebrahim Raisi, um aiatolá de 63 anos, é presidente do Irão desde 2021.