Os Presidentes Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), João Lourenço (Angola), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), José Maria Neves (Cabo Verde), Umaro Sissoco Embaló (Guiné-Bissau), Teodoro Obian (Guiné Equatorial) e Carlos Vila Nova (São Tomé e Príncipe) são esperados na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de domingo, segundo informação distribuída pela organização.

Nos trabalhos irão participar os primeiros-ministros António Costa (Portugal), Ulisses Correia e Silva (Cabo Verde) e Patrice Trovoada (São Tomé e Príncipe), os únicos três países que têm em São Tomé os chefes de Estado e de Governo.

Já Timor-Leste irá fazer-se representar pela presidente do Parlamento Nacional, Maria Fernanda Lay, e Moçambique terá somente o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara.

Quanto aos chefes da diplomacia, somente Moçambique não enviou qualquer representante, ficando a comitiva a ser liderada por Daniel Nivagara.

Na véspera da cimeira, a zona em redor do Palácio dos Congressos já começou a ser sujeita a condicionamentos e o acesso ao edifício está reservado.

Esta noite, decorre um jantar oficial que não deverá contar com a presença de Lula da Silva, que só chegará no domingo de manhã a São Tomé e Príncipe, segundo a embaixada brasileira em São Tomé.

A CPLP, que integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, realiza a 14.ª conferência de chefes de Estado e de Governo, em São Tomé e Príncipe, no próximo domingo, sob o lema “Juventude e Sustentabilidade”.