Uma nota enviada às redações refere que, além das crianças que estavam agendadas para o fim de semana, foi permitido vacinar também menores das mesmas idades que não tinham marcação.

Estas 93 mil crianças juntam-se aos cerca de 84 mil menores desta faixa etária que já têm a vacinação completa.

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, de um universo de cerca de 600 mil elegíveis para a vacinação pediátrica, mais de 330 mil crianças já tinham recebido a primeira dose contra a covid-19.

A covid-19 provocou pelo menos 5.925.534 de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 21.039 pessoas e foram contabilizados 3.258.409 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.