Em nota enviada hoje à agência Lusa, a direção do portal bombeiros.pt divulga que "um ano depois do lançamento da versão Android, (que conta com mais de 5.000 utilizadores), o portal bombeiros.pt lançou um apelo à comunidade PPLWARE.com para o desenvolvimento da versão IOS e, um ano depois, a APP Bombeiros.pt já está disponível na versão IOS na Apple Store".

Segundo a fonte, a versão para sistemas operativos da Apple vem permitir um maior número de utilizadores da aplicação que disponibiliza informações sobre temas de proteção civil a profissionais da área e ao público e que inclui um botão para pedido de emergência, que "pode ajudar a salvar vidas".

Na nota, a direção explica que "esta funcionalidade surgiu da necessidade que os bombeiros podem ter em caso de emergência, como por exemplo, ficarem cercados pelo fogo, estarem caídos sem possibilidade de mobilização ou em outras situações de emergência". Para além de auxiliar quem apaga os fogos, os promotores do projeto consideram que esta funcionalidade pode ainda ajudar a comunidade civil, pois pessoas isoladas ou que estejam em situação de emergência, "ao premir o botão, podem alertar os seus familiares".

"Quando se carrega no botão ‘PANIC', a aplicação envia uma mensagem para o número pré-programado definido pelo utilizador a dizer que está em perigo, referindo as coordenadas geográficas do local onde se encontra", é esclarecido. Acrescenta a nota que "quem recebe a mensagem tem a possibilidade de carregar nas coordenadas, onde lhe é mostrado o mapa com o local onde o sinistrado se encontra, podendo assim enviar meios em auxílio".

Entre outras funcionalidades, na aplicação disponibilizada nos sistemas Android e IOS, também podem ser encontrados recursos de utilidade para os operacionais, em áreas relacionadas com incêndios florestais e urbanos, emergência médica e matérias perigosas.

A versão IOS (para Iphone e Ipad) começou a ser elaborada em meados de julho de 2017 por Tiago Flores, Mobile Developer da Bliss Applications e responsável pela programação da aplicação, pelo bombeiro de Gouveia Sérgio Cipriano, licenciado em Comunicação Multimédia e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, e por Nuno Santos, também bombeiro, licenciado em Engenharia Informática e responsável pelo desenvolvimento da versão Android.