Este é o terceiro avião sírio derrubado pela Turquia desde domingo, de acordo com a mesma fonte. Ao mesmo tempo, o exército sírio derrubou um drone turco perto da cidade de Saraqeb, a sul da província de Idlib, região que é último grande reduto de forças jihadistas e do grupo rebelde que combate o regime de Bashar al-Assad, informou a agência oficial síria SANA.

De acordo com o OSDH, o avião sírio caiu numa área sob controlo do regime a sul da província de Idlib. O piloto ejetou-se do aparelho, mas acabou por falecer, indicou a ONG.

Por sua vez, a agência SANA confirmou a "queda" de um avião de combate sírio atacado pelas forças turcas, mas não informou o que aconteceu ao piloto.

Em Ancara, capital da Turquia, o ministério turco da Defesa confirmou a queda do avião. "Como parte da operação 'Escudo da Primavera', que continua com sucesso, um avião L-39 do regime sírio foi derrubado".

A Turquia, que apoia alguns grupos rebeldes, mantém soldados na vizinha Síria, principalmente em Idlib, que o regime sírio deseja recuperar.

De acordo com o OSDH, 119 soldados sírios e 20 combatentes pró-regime morreram devido a bombardeamentos turcos desde quinta-feira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.