“Guatemala, Honduras e El Salvador não conseguiram impedir que as pessoas deixassem o seu país e viessem ilegalmente para os Estados Unidos”, escreveu hoje Donald Trump na rede social Twitter.

Trump concretiza assim as ameaças que lançou na semana passada, dias depois do início de uma movimentação em massa de migrantes oriundos das Honduras, já apelidada como a “Marcha dos Migrantes”.

Nos últimos dez dias, vários milhares de hondurenhos, incluindo famílias inteiras, têm percorrido a pé muitas centenas de quilómetros e cruzado as fronteiras de vários países da América Central com um único objetivo: entrar no território dos Estados Unidos.

Fugir da miséria, da violência de grupos criminosos organizados nas Honduras e alcançar o ‘sonho americano’ são as principais motivações destas pessoas.

Trump sublinhou hoje que entre as pessoas que integram esta caravana de milhares de imigrantes estão “criminosos e cidadãos não identificados do Médio Oriente”.

No ano fiscal de 2017, os três países mencionados por Trump receberam, em conjunto, dos Estados Unidos fundos superiores a 500 milhões de dólares (cerca de 435 milhões de euros).

Ainda sobre a “Marcha dos Migrantes”, Trump reiterou as críticas ao México, afirmando que as forças de segurança mexicanas se têm revelado “incapazes de travar” a caravana de imigrantes.

“Infelizmente, parece que a polícia e as forças militares do México não conseguem travar a caravana”, escreveu o chefe de Estado norte-americano em outra mensagem no Twitter.

Trump assegurou ainda que alertou as forças militares e de patrulhamento fronteiriço norte-americanas que o país enfrenta uma “emergência nacional”.

A Casa Branca não forneceu, até ao momento, mais pormenores sobre esta diligência presidencial.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.