Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral do SJA, Teixeira Cândido, argumentou que recebeu igualmente garantias da direção do parlamento angolano sobre a melhoria das condições de captação do áudio a partir do hemiciclo.

“Porque a partir da [sala] plenária não se consegue obter o áudio pelo que os colegas vão alternadamente ainda usar também a outra sala [até agora a única disponível, sem acesso ao hemiciclo] para a recolha do áudio. Eles estão a trabalhar para resolver esta situação, mas a presença no plenário está já garantida”, disse.

A 10 de janeiro, o secretário-geral do SJA disse à Lusa que faltava apenas uma posição firme das direções dos órgãos públicos de informação de adesão ao boicote, convocado pelo sindicato, à cobertura da reunião plenária de 18 de janeiro, em protesto contra as limitações e condições de trabalho no edifício-sede do parlamento.

O sindicato divulgou hoje, em Luanda, em conferência de imprensa, o levantamento do boicote anteriormente convocado e acrescentou que vai continuar a trabalhar com a direção do parlamento angolano para ver resolvidas as preocupações dos jornalistas.

“A Assembleia Nacional não avançou prazos para resolução definitiva das preocupações dos jornalistas, daí que continuamos a trabalhar com a direção do parlamento para podermos resolver a situação. Mas a presença dos colegas nos plenários está salvaguardada”, referiu.

Até agora, os jornalistas que cobriam a atividade parlamentar estavam confinados a uma sala no edifício sede da Assembleia Nacional, com recurso a um ecrã de televisão para transmissão da atividade via canal interno, mas sem poderem ter acesso à sala ou sequer conferir os resultados das votações, apesar do rigoroso processo de credenciamento para entrar no perímetro.

Numa das sessões plenárias realizadas em dezembro, os jornalistas insurgiram-se mesmo contra a presença, na sala, de um agente da Polícia Nacional.

Uma postura que, segundo o líder dos jornalistas angolanos, contraria o regimento da Assembleia Nacional.

Numa recente mensagem publicada nas redes sociais, o ministro da Comunicação Social de Angola, João Melo, anunciou que os jornalistas vão passar a poder sentar-se nas galerias da Assembleia Nacional para cobrirem as sessões abertas daquele órgão.

O parlamento angolano discute e vota, na generalidade, esta quinta-feira, o Orçamento Geral do Estado de 2018.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.