Na semana passada, o chefe de Estado deu posse a Adalberto da Costa Júnior como membro do Conselho da República, tendo na altura destacado que este órgão de consulta ficaria “mais enriquecido” com o novo conselheiro.

O Conselho da República é um órgão de consulta do Presidente da República e dele fazem parte o vice-presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, líderes de partidos políticos com assento parlamentar e entidades convidadas.

Adalberto Costa Júnior foi eleito terceiro presidente da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) em novembro de 2019, sucedendo a Isaías Samakuva, que cumpriu 16 anos na função, e ao fundador Jonas Savimbi, morto pelas Forças Armadas Angolanas em 2002.

A UNITA é a segunda maior força com representação parlamentar, contando com 51 deputados. O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido do poder em Angola há cerca de 40 anos, conta com 150 parlamentares.

RCR // JH

Lusa/fim

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.