Num discurso sobre o Estado da Nação, feito na Assembleia Nacional, o Chefe de Estado avançou que se trata de um projecto inserido no  plano de emergência para combater os efeitos da seca.

Dividida em seis lotes, a empreitada compreende a construção do sistema de captação no Rio Cunene, bombagem, conduta pressurizada, canal aberto desde a localidade de Cafu ao Cuamato e mais 10 chimpacas.

O contrato, a ser celebrado com a empresa Sinohydro Angola, está avaliado em 21 mil milhões, 469 milhões, 139 mil, 880  kwanzas e 62 cêntimos (21 mil milhões, 469 milhões, cento e trinta e nove mil, oitocentos e oitenta kwanzas e sessenta e dois cêntimos), o equivalente em dólares norte-americanos a 65 milhões, 701 mil, 274 dólares e 85 cêntimos (sessenta e cinco milhões, setecentos e um mil, duzentos e setenta e quatro dólares e oitenta e cinco cêntimos).

O lote dois prevê a construção de dois canais adutores, um desde Cuamato até Dombendola e outro de Cuamato a Namacunde, e mais 20 chimpacas, com um contrato a ser celebrado também com a empresa Sinohydro Angola.

O contrato é estimado em 22 mil milhões, 889 milhões, 220 mil, 771 kwanzas e 99 cêntimos (vinte e dois mil milhões, oitocentos e oitenta e nove milhões, duzentos e 200 mil, setecentos e setenta e um kwanzas e noventa e nove cêntimos), o equivalente em dólares norte-americanos a 70 milhões, 47 mil, 99 dólares e 85 cêntimos (setenta milhões, quarenta e sete mil, novecentos e noventa e nove dólares e oitenta e cinco cêntimos).

O terceiro lote inclui a construção de uma barragem em Calucuve, contrato a ser celebrado com o consórcio Omatapalo-Engenharia e Construção SA e a Mota-Engil Angola SA.

A obra está avaliada em 57 mil milhões, 850 milhões, 847 mil, 857 kwanzas e 12 cêntimos (cinquenta e sete mil milhões, oitocentos e cinquenta milhões, oitocentos e quarenta e sete mil, oitocentos e cinquenta e sete kwanzas e doze cêntimos), o equivalente em USD a 177 milhões, 38 mil, 972 dólares e cinco cêntimos (cento e setenta e sete milhões, trinta e oito mil, novecentos e setenta e dois dólares e cinco cêntimos).

Para o Lote quatro está prevista a construção de um canal adutor associado à barragem de Calucuve, a partir da localidade da Mupa até Ondjiva, sendo o contrato celebrado com a empresa China Road Bridge Corporation.

O valor deste contrato é de 20 mil milhões, 569 milhões, 612 mil, 570 kwanzas (vinte mil milhões, quinhentos e sessenta e nove milhões, seiscentos e doze mil, quinhentos e setenta kwanzas), o equivalente em USD a 62 milhões, 948 mil, 482 dólares e 17 cêntimos (sessenta e dois milhões, novecentos e quarenta e oito mil, quatrocentos e oitenta e dois dólares e dezassete cêntimos).

O lote cinco tem como foco a construção de uma barragem em Ndúe, num contrato a ser celebrado com a empresa Sinohydro Angola.

O valor deste contrato é de 62 mil milhões, 757 milhões, 866 mil, 896 kwanzas e 22 cêntimos (sessenta e dois mil milhões, setecentos e cinquenta e sete milhões, oitocentos e sessenta e seis mil, oitocentos e noventa e seis kwanzas e vinte e dois cêntimos), o equivalente em USD a 192 milhões, 55 mil, 754 dólares e 67 cêntimos (cento e noventa e dois milhões, cinquenta e cinco mil, setecentos e cinquenta e quatro dólares e sessenta e sete cêntimos).

O sexto lote contempla a construção de um canal adutor, associado à Barragem de Ndúe, que parte de Ndúe até Embundo, e de 15 chimpacas, num contrato a ser celebrado com a empresa GHCB.

O contrato está avaliado em 22 mil milhões, 441 milhões, 794 mil, 670 kwanzas e 13 cêntimos (vinte e dois mil milhões, quatrocentos e quarenta e um milhão, setecentos e noventa e quatro mil, seiscentos e setenta kwanzas e treze cêntimos), o equivalente em USD a 192 milhões, 55 mil, 754 e 67 cêntimos (cento e noventa e dois milhões, cinquenta e cinco mil, setecentos e cinquenta e quatro dólares e sessenta e sete cêntimos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.