Falando na abertura da acção formativa aos operadores de máquinas de conservação e manutenção de estradas da região sul, a decorrer até 04 de Dezembro, disse que o poder local é fundamental para que os municípios sejam autónomos e por si só possam estabelecer os programas e objectivos a médio e longo prazo, na atraccão de investimentos privados e na geração de empregos e promoção de qualidade de vida para a população.

A governante sublinhou que "não basta a transferência de competências materiais e financeiras mas que estas tenham que estar copuladas ao capital humano que é o garante do desenvolvimento sustentável".

Salientou ainda que dentro do esforço do Governo angolano, no seu programa de descentralização do poder visando as autarquias que se avizinham, foi adquirido um conjunto de máquinas e equipamentos distribuídos nas 18 províncias do país, que poderão servir as populações, contribuindo deste modo para a boa circulação das pessoas e de mercadorias.

“A acção formativa enquadra-se no programa de transferência de competências aos municípios levado a cabo pelo Executivo angolano, através do ministério da Construção e Obras públicas, convidamos a sociedade civil para que ajude o governo da província no controlo destes equipamentos, que farão trabalhos como a terraplenagem das vias terciárias, a recolha de resíduos sólidos, entre outros”, apelou.

Por sua vez, o membro da comissão de gestão do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), Fernando Bonito, realçou que com a entrega destes equipamentos os técnicos  nacionais irão desencadear acções formativas de formadores, com o objectivo de transmitir os conhecimentos aos operadores de máquinas e que contribuam na preservação dos equipamentos e mantê-los funcionais .

Fernando Bonito disse que os 20 formandos, provenientes das províncias do Cunene, Cuando Cubango, Lubango e Namibe, serão submetidos a aulas práticas e teóricas para poderem estar habilitados a utilização das máquinas e veículos da nova geração.

O Namibe foi contemplado com  25 máquinas, entre as quais veículos, tractores agrícolas, retroescavadoras, camiões de cisterna, entre outros.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.