O balanço aponta ainda para 300 desaparecidos, 23 pessoas encaminhadas para hospitais da região e 81 pessoas desalojadas devido à rutura da barragem.

A rutura da barragem da empresa de mineração Vale no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais.

Segundo o levantamento do governo de Minas Gerais, até ao momento foram resgatadas 366 pessoas, sendo 221 funcionários da empresa Vale e 145 subcontratados.

Os bombeiros suspenderam na noite de sábado as buscas pelas vítimas e, de acordo com fontes dos bombeiros, citadas pelo portal G1, as buscas, com cerca de 200 operacionais no terreno, foram interrompidas às 20:00 de sábado (00:00 em Lisboa) e serão retomadas às 04:00 (06:00 em Lisboa).

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, decretou estado de calamidade e luto oficial naquele estado brasileiro.
"Decretei luto oficial de três dias em sinal de pesar pelo falecimento das vítimas, vigorando a partir de hoje. E assinei hoje também o decreto de calamidade pública, que, entre outras medidas, autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob coordenação da Defesa Civil e a convocação de voluntários para reforçar as ações propostas", afirmou Zema, segundo a imprensa brasileira.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, sobrevoou hoje a área atingida pela rutura da barragem em Brumadinho e anunciou nas redes sociais a oferta de ajuda do primeiro-ministro israelita nas operações de salvamento.

"Por telefone, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu , ofereceu ajuda na busca de desaparecidos no desastre de Brumadinho, Minas Gerais. Aceitamos e agradecemos mais essa tecnologia israelita ao serviço da humanidade", escreveu Bolsonaro no Twitter.

O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma nota de pesar a Jair Bolsonaro. Segundo o texto  divulgado no portal da Presidência da República na Internet, "na sequência do trágico acidente que ocorreu na barragem de Brumadinho", Marcelo Rebelo de Sousa "enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, em que expressa também a fraterna solidariedade de Portugal para com o Brasil, neste momento difícil".

Em conferência de imprensa, o governador de Minas Gerais anunciou que os equipamentos provenientes de Israel devem encontrar vítimas que estão soterradas de três a quatro metros de profundidade.

A rutura da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, causou nesta quinta-feira um rio de lama e de resíduos minerais, soterrando as instalações da empresa e destruindo diversas casas na zona.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, já considerou ser muito difícil resgatar pessoas com vida dos escombros.
“A polícia, o corpo de bombeiros e os militares fizeram tudo para salvar os possíveis sobreviventes, mas sabemos que as hipóteses são mínimas e provavelmente apenas encontraremos os corpos”, disse o governador, que se deslocou para o local.

Há quase três anos, uma das barragens da empresa Samarco, controlada pelos acionistas Vale e BHP, rebentou na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, originando uma torrente de lama que destruiu fauna, flora e construções ao longo de 650 quilómetros.

Este desastre causou 19 mortos, além de ter deixado desalojadas milhares de famílias.

A tragédia em Brumadinho já superou o número de mortos do acidente com a barragem em Mariana.

[Notícia atualizada às 10:38 - Número de mortes corrigido para 34, depois de uma revisão oficial das autoridades brasileiras]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.