O mufete é um prato irresistível, e é tradicionalmente apreciado aos sábados em vários pontos do nosso país, mas é na Ilha de Luanda onde o mesmo é tido como o prato típico da região. Aos fins-de-semana, muitos dos que se deslocam até às praias da ilha não conseguem resistir á maravilhosa "mufetada da ilha de Luanda".

A informação que o grande soba da ilha nos deu foi de que o referido prato já existe desde a era colonial como parte integrante do cardápio dos ilhéus.

O mufete é um prato que está presente em todas as comemorações, seja em aniversários, noivados ou mesmo casamentos, por ser um prato festivo e que transmite alegria a quem o aprecia.

 O grande soba contou-nos também que os "mais velhos" não se importam de comer, pelo menos três vezes por semana esta maravilha de prato mesmo que não haja qualquer razão para comemorar.

O Mufete é um prato constituído por feijão de óleo de palma, peixe carapau, galo ou cacusso grelhados, banana pão, mandioca, batata-doce e farinha musseque, sem esquecer o molho que acompanha a comida, o molho de cebola com vinagre, azeite doce e uma pitada de sal.

A mufetada continua a ser a velha tradição de diversas famílias angolanas e por ser tão saboroso já consta também no cardápio de muitos turistas.

Se estiver em Angola não deixe de visitar a Ilha do Cabo para apreciar este prato temperado nas barracas da floresta que são bastante convidativas e acolhedoras. 

Ingredientes para fazer o mufete:

Receita para 6 pessoas

1:Meio quilo de feijão

2:Seis peixes carapau, galo ou cacusso (pode por mais peixe se quiser)

3: uma mandioca grande

4: três ou quatro Bananas pão

5: seis ou sete batata-doces

6: 2 cebolas grandes

7: Alho

8: uma lata de óleo de palma

9: 1 chávena de farinha musseque

1o: Vinagre, azeite doce e sal

Modo de preparar:

1: Coza o feijão numa panela de pressão por cerca de uma hora e meia.

Depois de estar pronto, ponha numa panela meia lata de óleo de palma, o feijão e sal a gosto, deixando cozer em lume brando até ficar bem apuradinho.

2: Lave e escame bem o peixe, tempere-o com sal pisado ao alho, limão ou vinagre, deixando o tempero entrar por cerca de 30 minutos. A seguir grelhe num grelhador ou de preferência num fogareiro.

3: Descasque a mandioca, lave muito bem em água corrente e ponha a cozer.

4: Lave a banana pão e a batata-doce, cosa-as em panelas separadas vá picando para ver se estão prontas. Elas ficam prontas quando estiverem molinhas.

Preparação do molho

1: Descasque as duas cebolas e corte-as bem picadinhas numa tigela, depois coloque o azeite doce, vinagre e sal a gosto, misture tudo com uma colher e o molho está pronto.

 

Sugestão: ponha água morna no molho de cebola que fica uma maravilha

 

Por: Céu Grilo

Fotos: Cedidas

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.