As Nações Unidas completam 64 anos no sábado, mas comemorações acontecem nesta sexta, com concerto em homenagem aos soldados de paz; Secretário-Geral ressalta que o mundo espera que a organização vença a pobreza e a fome.

Em mensagem para marcar o Dia das Nações Unidas, neste sábado, o O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, destaca que a organização faz todo o possível para tentar resolver os grandes problemas do mundo, como as múltiplas crises, a epidemia de gripe e a mudança climática.

Ban apela para que neste momento único da história, os povos estejam mais unidos do que nunca, para tornar o mundo um lugar melhor e mais seguro.

O Secretário-Geral afirma ter plena consciência do longo caminho a percorrer entre o compromisso e a ação e pede para que sejam redobrados os esforços em nome dos mais vulneráveis.

Ban Ki-moon lembra que as Nações Unidas trabalham há 64 anos a favor do planeta, vacinando 40% das crianças no mundo, alimentando mais de 100 milhões de pessoas e ajudando mais de 30 milhões de refugiados.

O Secretário-Geral ressalta que a ONU nunca enviou a campo tantos soldados de paz: mais de 115 mil.

Ban Ki-moonNo Dia da ONU, ele lembra ainda que o mundo conta com a organização para selar, em dezembro, um acordo ambicioso sobre mudança climática, que abrirá caminho para uma economia mais sustentável. Ban enfatiza: "como nações, sofreremos ou sobreviveremos juntos".

Ban Ki-moon

O aniversário das Nações Unidas é no dia 24 de outubro, mas neste ano, as comemorações são antecipadas para esta sexta-feira. Na Assembleia Geral, haverá um concerto em homenagem aos funcionários que estão em missão de paz.

A apresentadora da CNN Isha Sesay, a cantora Angelique Kidjo, vencedora do Grammy 2008 e a pianista chinesa Lang Lang são alguns dos destaques.

Os cinco vencedores do concurso de vídeo "Embaixador Cidadão da ONU" participam do evento, incluindo o brasileiro Breno Coelho.

As Nações Unidas foram criadas em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o compromisso de manter a paz e segurança internacional. Atualmente, 192 países são membros da organização.

SAPO MZ com Rádio ONU

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.