Irina Diniz ou simplesmente Ikilomba, é a mais nova estilista angolana que o mundo vai conhecer no próximo Domingo, 25, na VII edição do Miss Angola Portugal 2009, no Casino Estoril, em Lisboa.

Na moda, Irina Diniz gosta de ser conhecida como Ikilomba, nome artístico. A viver entre Angola e Portugal, Irina, de apenas 28 anos, sempre teve gosto pela roupa e pela criação.
                                                           
Aos 15 anos, ela e uma amiga vestiram as bailarinas do músico brasileiro Alexandre Pires. "As moças tinham perdido as malas e não tinham o que vestir, eu e a minha amiga arrancamos todos os panos que haviam no camarim cosemos e apertamos com alfinetes. O espectáculo correu bem e elas adoraram o nosso trabalho. E, a partir dessa altura acreditei que podia chegar mais longe. Fui estudar arquitectura, foi a condição que os meus pais impuseram para que pudesse seguir o meu sonho ", explica.

Ao terminar o curso de arquitectura, Irina chegou a exercer a profissão numa empresa onde tinha que viajar muito, o que a deixava sem tempo para mais nada. Mas um dia decidiu que era chegada a hora de tornar o seu sonho realidade e, com o apoio do marido e da família, meteu mãos à obra.

Depois de vários convites de Charles Mukano, organizador de eventos, para vestir as candidatas a Miss em Angola, finalmente aceitou este ano o convite para vestir as apresentadoras da Miss Angola em Portugal 2009. “Aproveito esta oportunidade para lançar-me e dar-me a conhecer ao mundo, vou poder apresentar as minhas criações através das apresentadoras do evento".

De onde vem a inspiração?
Irina revela que quando olha para uma mulher vê um padrão e o tipo de roupa que vai fazer: "Acho que os africanos estão muito ocidentalizados e o meu desafio é tentar implementar esses tecidos no mundo da moda, sem esquecer claro as roupas ocidentais. Os nossos tecidos têm padrões muito exóticos, que devemos aproveitar", acrescenta.

A estilista adora os padrões africanos pela riqueza e conjugação das cores que eles apresentam. Irina define o seu estilo como sendo um estilo clássico e arrojado, onde privilegia todos os tons de azulados. O seu estilista de eleição é o Árabe Ellie Saab com os seus vestidos clássicos.

No mundo da moda o objectivo é ser a estilista angolana mais conhecida no mundo, juntamente com a sua equipa, "sem a minha equipa não sou nada".  Adora comer funge com miudezas, viajar, o seu destino de preferido é Grécia. E se tivesse que escolher uma cidade para viver “seria sem dúvida uma das cidades da moda mundial”.

Sílvia Panguane

Veja as fotos

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.