O futebolista Pedro Manuel nasceu em Luanda a 18 de Março de 1982. Quando era criança, queimou-se acidentalmente e foi apelidado de “Man torras” (das expressões angolanas - "Mano Torras", "torrado"), dando origem à sua alcunha, Mantorras.

Natural do Huambo, o jogador iniciou a sua carreira de futebolista profissional em Angola, no Progresso do Sambizanga, e foi depois transferido para o Alverca, um clube português. Pela sua qualidade, foi mais tarde adquirido pelo Benfica, quando tinha apenas 18 anos de idade.

O avançado angolano deu nas vistas mal chegou a Portugal, particularmente num jogo contra o Sporting que terminou com a surpreendente vitória do Alverca por 4-1, graças a uma grande exibição e um "hat-trick" de Mantorras. O Alverca foi a equipa-sensação nesse ano no futebol português.

Mantorras veio a despertar o interesse de vários clubes, inclusivamente o Barcelona e o AC Milan, mas o avançado de 1.78 m e 77kg agarrou o número 9 do Benfica.

O auge da sua carreira ocorreu em 2001, a primeira época em que jogou no clube das águias. Nessa altura, Luís Filipe Viera (actual presidente do Benfica) anunciou que Mantorras estava mesmo referenciado pelo Barcelona, que avaliava o seu passe em 18 milhões de contos (aproximadamente 90 Milhões de euros). Ainda hoje o comparam a Eusébio.

Nem por isso Mantorras esqueceu sua terra e suas raízes, sendo que, quando acertou o seu contrato com o SL Benfica, ele disponibilizou-se a oferecer metade do seu salário às crianças desfavorecidas de Luanda. “Sei o que é passar fome e dormir na rua, o meu pai morreu quando eu tinha 3 meses de idade e a minha mãe, quando eu tinha 16 anos. Tinha um irmão para cuidar e me tornei chefe de família muito novo. Tive muitas dificuldades na minha vida. Agora que os meus rendimentos aumentaram, irei fazer o que puder para os desprivilegiados.”

Desde aí, e até hoje, Mantorras manteve-se no clube encarnado. Mas, actualmente, entra pouco em jogo.

Na época de 2002/2003, sofreu uma grave lesão no joelho direito. Demorou quase três anos a recuperar dessa lesão, período no qual se submeteu a quatro intervenções cirúrgicas.

Voltou aos relvados na época 2004/2005, tornando-se uma vez mais decisivo no Benfica, contribuindo muito para que o clube conquistasse o campeonato desse ano, após onze anos, quebrando o maior "jejum" da história do clube.

Na selecção de Angola, Mantorras marcou até hoje três golos em treze presenças nas competições da FIFA. Esteve presente em dois jogos da fase final do campeonato do mundo de 2006, em quatro da fase final do campeonato do mundo de sub-20 de 2001, e sete em jogos de apuramento para a fase final do campeonato do mundo de 2002, 2006 e 2010).

No Mundial de 2006, na Alemanha, Mantorras defrontou a selecção Portuguesa. A selecção Angolana foi eliminada na fase de grupos, sem que o Mantorras tenha marcado qualquer golo.

Contudo, desde a lesão, é difícil que jogue mais do que 15 minutos seguidos. No entanto, esses 15 minutos em que entra em campo (ou até menos) chegam a ser, muitas vezes, os mais empolgantes de todo o jogo, não só devido ao entusiasmo que o avançado dá ao jogo, com a sua alegria, a irreverência, a velocidade, o destemor, o bamboleio, os golos...

Entretanto, Mantorras tem-se dedicado também a ajudas comunitárias. Além de oferecer metade do seu salário às crianças desfavorecidas de Luanda, deslocou-se, por exemplo, à capital guineense para distribuir bolas de futebol e material escolar pelas crianças do orfanato “Casa Emanuel”, deixando a promessa de lhes fornecer ainda uma verba mensal de forma a cobrir as suas necessidades de vida.

Pela sua forma de jogar, tanto dentro como fora de campo, Mantorras alcançou já o estatuto de símbolo benfiquista, e passou a ser a esperança dos adeptos em situações de jogo adversas. Muito acarinhado pelos adeptos, por diversas vezes Mantorras entrou nos últimos minutos de jogo e marcou golos fundamentais para a equipa.

Outras Personalidades

Dina Simão
"Imbuída do espírito académico, estagiou na Câmara Municipal de Setúbal e participou como voluntária para uma instituição da ONU. Nesse âmbito, fez parte do projecto “FAZER” numa acção de intercâmbio cultural no Sul de Angola, zona de guerra, “experiência que considera bastante marcante”.

Bob Marley
"Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road.

Lauryn Hill
Lauryn Hill é uma rapper/cantora, compositora, produtora, actriz e vencedora de grammy’s norte-americana, nascida a 25 de Maio de 1975 em South Orange, Nova Jérsia.

Vanessa Williams
Vanessa Lynn Williams, nascida a 18 de Março de 1963 em Tarrytown, Nova Iorque, é cantora, compositora e actriz. O início da sua fama ocorreu com a coroação como Miss América, embora o seu reinado como Miss tenha acabado abruptamente devido a um escândalo que a levou a abdicar do título.

Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama, nascida a 17 de Janeiro de 1964, é hoje a mulher do quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos Afro-Americana.

Beyoncé Knowles
Beyoncé Giselle Knowles nasceu em Houston, a 4 de Setembro de 1981. É cantora, compositora, arranjadora vocal, produtora e actriz norte-americana, vencedora de dez prémios Grammy, sete deles relativos à sua carreira a solo e três relativos ao grupo Destiny's Child, do qual fez parte entre 1990 e 2005..

Malcolm X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X o Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

Martin Luther King
Martin Luther King, Jr (15 de Janeiro, 1929 - 4 de Abril de 1968) chamava-se, na verdade. Michael Luther King, Jr. A tradição de pastores baptistas na família iniciou-se com o avô, como pastor da Ebenezer Baptist Church, em Atlanta, de 1914 a 1931; o seu pai ecerceu a mesma função, algum tempo depois, e de 1960 até á sua morte Martin foi ajudante de pastor.

Oprah Gail Winfrey
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é apresentadora de televisão norte-americana, vencedora de múltiplos Prémios Emmy pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Rihanna
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe..

Amílcar Cabral
Amílcar Cabral (Bafatá, Guine-Bissau, 12 de Setembro de 1924 – 23 de Janeiro de 1973) filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, Cabral foi poeta, agrónomo, fundador do PAIGC e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde (5 Julho de 1975) e Guiné-Bissau (oficialmente a 10 Setembro de 1974).

Lurdes Mutola
Maria Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança foi ligada nos esportes.Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é actriz e apresentadora brasileira premiada no cinema e na televisão, e formada em jornalismo.

Lenny Kravitz
"De seu verdadeiro nome Leonard Albert Kravitz, Lenny Kravitz nasceu em Nova Yorque, em 1964,filho da actriz de séries de televisão, Roxie Roker, das Bahamas,e de Sy Kravitz, um produtor de televisão de origem judaica.

Barack Obama
"Barack Hussein Obama, Jr. nasceu em Honolulu a 4 de Agosto de 1961 - presidente dos EUA - foi senador pelo estado de Illinois, e em Novembro de 2008 é eleito presidente dos Estados Unidos da América numa vitória considerada histórica.

Horace Silver
"Horace Ward Martin Tavares Silver. As primeiras influências deste grande pianista de jazz foi a música tradicional cabo-verdiana, que Horace ouvia o pai tocar em casa.

Nelson Mandela
"Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de Julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999). Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro.

Lewis Hamilton
"Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.


Wesley Snipes
"Nascido em 1962, na Florida, Wesley Snipes cresceu no bairro de Bronx, em Nova York. Frequentou a High School for Performing Arts, antes de se mudar com a mãe para a cidade de Orlando, onde viria a fundar o grupo de teatro Struttin' Street Stuff.

Manucho Gonçalves
"O jovem avançado angolano, Manucho Gonçalves de 24 anos, jogador do Manchester United, é o melhor jogador angolano da actualidade a jogar no estrangeiro.

Paulo Flores
"Paulo Flores nasceu em Luanda em Julho de 1972. Com apenas três anos de idade mudou-se para Lisboa onde foi viver com os avós, uma importante fase da sua vida.O músico, cantor e compositor já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Muhammad Ali
"Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos.

Will Smith
"Poucos artistas conseguiram com sucesso fazer a transição da cena musical para o mundo do cinema como o americano Will Smith. Figura de destaque do mundo do espectáculo desde finais dos anos 80, Smith é um dos mais reconhecidos talentos da indístria cinematográfica.