O espectáculo de dança “Íman”, criado no âmbito do projecto “nu kre bai na bu onda” e considerado pela crítica como o melhor espectáculo de 2008, irá representar Portugal na 4ª edição do Ramallah Contemporary Dance Festival.

O Ramallah Contemporary Dance Festival é organizado por Sareyyet Ramallah–First Ramallah Group, uma ONG local que procura alargar o horizonte cultural da Palestina através da promoção de novas formas de expressão artística contemporâneas. Realizar-se-á de 21 de Abril a 10 de Maio em Ramallah e em outras 5 cidades daquele território, Jerusalém, Belém, Haifa, Nazaré e Nablus.

A apresentação de “Íman” está programada para o dia 1 de Maio, às 19h30, no Al-Kasaba Theatre & Cinematheque, em Ramallah, e para o dia 3, às 19h30, no Palestinian National Theatre, em Jerusalém.

A presença do grupo de 12 pessoas, equipa artística e técnica, com partida para Telavive a 29 de Abril e chegada a Lisboa a 4 de Maio, só é possível graças ao apoio do Instituto Camões / Representação de Portugal em Ramallah e da Fundação Gulbenkian - Programa de Apoio à Dança.

"Nu kre bai na bu onda" é um projecto de capacitação e desenvolvimento de competências em teatro e dança para jovens do Bairro da Cova da Moura, numa parceria entre a Associação Cultural Moinho da Juventude, a Junta de Freguesia da Buraca, a Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura e alkantara. Com o objectivo de reforçar as dinâmicas existentes no Bairro, lançou-se o desafio para a área da dança ao grupo Wonderfull’s Kova M, composto por jovens mulheres que se juntam semanalmente há mais de 2 anos, na Associação Cultural Moinho da Juventude pelo gosto de dançar hip hop e danças africanas.

“Íman” é uma coreografia desenvolvida pela coreógrafa e performer Filipa Francisco as bailarinas do grupo Wonderfull’s Kova M e várias intérpretes convidadas. Teve por base o imaginário individual e o património cultural das comunidades de onde são originárias – Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde -, utilizando as linguagens da dança tradicional africana e do ‘hip hop’ em fusão com a dança contemporânea.

Fotos de Ana Borralho

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.