"Doze objetivos, incluindo três baterias de defesa aérea e quatro objetivos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irão na Síria, foram atacados", informou o Exército num comunicado.

Durante o ataque, as baterias antimísseis dispararam contra a aviação israelita levando à ativação dos alarmes antiaéreos nos ocupados Montes Golan, a norte de Israel, pela segunda vez este sábado.

Primeiro, um avião F16 do Exército de Israel foi derrubado pela Síria quando os caças atacaram objetivos iranianos no país vizinho, em resposta à incursão de um drone iraniano em espaço aéreo israelita.

O avião, que foi atingido, caiu em território israelita e os pilotos, um em estado grave, foram transportados para um centro de saúde.

"Um piloto do Exército ficou gravemente ferido devido à evacuação de emergência de um avião. O piloto foi transportado para o hospital para receber tratamento médico. O incidente está a ser revisto. A família foi notificada", informou um porta-voz militar pouco depois do incidente.

"O Exército vê os ataques iranianos e s resposta síria como uma violação grave e irregular da soberania israelita”, advertiu o porta-voz.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, reiterou a sua preocupação com o aumento das forças pró-iranianas na Síria que combatem conjuntamente com o Presidente sírio, Bashar Al Asad, e assegura que não permitirá que se posicionem perto da linha divisória.

Depois dos ataques de hoje, Israel afirmou que "está preparado para todos os cenários" e que "continuará a atacar quando for necessário".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.