Pesquisa patrocinada pelo Pnuma apela aos decisores políticos para compreenderem o valor da biodiversidade e eco-sistemas e integrarem os seus benefícios em áreas como a gestão e planeamento urbano e protecção de áreas vulneráveis.

A inclusão dos serviços de eco-sistemas do planeta no processo de tomada de decisões pode ajudar cidades e autoridades regionais a economizar dinheiro, melhorando ao mesmo tempo a economia local e a qualidade de vida das pessoas.

A conclusão consta de um importante relatório internacional a ser lançado no Brasil, Índia, Bélgica, África do Sul e Japão, antes da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, agendada para a cidade japonesa de Nagoya, em Outubro.

Pesquisa

O estudo, que tem o patrocínio do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, centra-se nas vantagens da sustentabilidade ambiental para as populações humanas. Segundo a agência das Nações Unidas, actividades nessa área estão avaliadas em trilhões de dólares.

O documento apela aos decisores políticos, a nível local, para compreenderem o valor da biodiversidade e eco-sistemas e integrarem os seus benefícios em áreas como a gestão e planeamento urbano e protecção de áreas vulneráveis.

O relatório destaca também a dependência de cidades da natureza e ilustra como serviços de eco-sistemas podem fornecer soluções eficazes para os problemas municipais.

Mais de 140 especialistas de mais de 40 países participaram na elaboração da pesquisa.

Rádio ONU

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.