Segundo a embaixada, num comunicado hoje divulgado, Georges Chikoti “foi hoje eleito em Nairobi novo Secretário-geral do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) durante mais uma sessão do Conselho de Ministros do ACP, tendo vencido Brave Rona Ndisale, do Malawi, e Chifamba Tadeus Tafirenyika, do Zimbabwe”.

Georges Chikoti, de 64 anos, que nasceu em Dondi, província do Huambo, é mestre em Geografia Económica e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Otava, no Canadá.

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, citado no comunicado, considerou que a escolha de Georges Chikoti para secretário-geral da ACP “é uma garantia para a existência de um secretariado compatível com as dinâmicas do novo mundo”.

“Na verdade, o senhor embaixador Georges Chikoti, pelas suas qualidades pessoais, a sua competência e longa experiência na arena internacional, parece-nos ser a escolha certa no momento certo e uma garantia de que teremos um secretariado dinâmico e actuante, compatível com as dinâmicas de um mundo marcado por rápidas transformações”, afirmou o governante, em declarações à comunicação social, em Nairobi.

Georges Chikoti assume funções em março de 2020. O mandato termina em 2025.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.