Um homem que esteve há uma semana no Flamingo Club testou positivo na quinta-feira. Os seus cinco acompanhantes na festa foram testados no dia seguinte, tendo sido também declarados contaminados com covid-19.

Com a ajuda de uma lista de convidados fornecida pelo clube noturno, as autoridades contactaram todos os que participaram na festa, colocando-os numa quarentena de dez dias destinada a tentar controlar a progressão do coronavírus.

Os responsáveis suíços destacam que o incidente no Flamingo Club mostra como é importante manter o distanciamento social e hábitos de higiene, mesmo numa altura em que o desconfinamento está a ser gradualmente levantado no país.

Deixaram mesmo um aviso: se houver mais surtos do género em casas noturnas é provável que estes estabelecimentos comerciais voltem a ser encerrados para prevenir este tipo de contaminação rápida (“superspreader”, em inglês).

À imagem da maioria dos países europeus, a Suíça reduziu o número de contaminações por covid-19, mas enfrenta agora alguns surtos, à medida que tenta dar novo impulso à economia, muito afetada pelo confinamento.

Segundo o mais recente relatório das autoridades sanitárias, entre sexta e sábado registaram-se 69 casos de contaminação, num total de 31.555 casos, tendo morrido até agora no país 1.681 pessoas por causa do novo coronavirus.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 495 mil mortos e infetou mais de 9,87 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.