A cantora moçambicana Lizha James acaba de vencer mais um prémio do canal de televisão “Channel O”, dedicado à promoção da música africana. Trata-se do prémio “Melhor Cantora da África Autral”, na sequência da participação no concurso com o vídeo “Xitilo Xa Kale”.

Esta não é a primeira vez que Lizha é premiada pela “Channel O”, sendo que em 2006 venceu o prémio revelação, em 2007 R&B com “Nuna wa mina” e 2008 com “Ni ta mu kuma kwini” conquistou o prémio melhor vídeo feminino. A música “Xitilo xa kale” vai fazer parte do novo disco da cantora lançado em Outubro.

Falando do Prémio recentemente conquistado, Lizha James disse que “é resultado de um esforço conjunto de várias pessoas que trabalharam no vídeo e conseguiram chegar ao que pretendiamos com este trabalho que acabou sendo premiado”.

Para a cantrora, esta distinção surge como um ‘incentivo para que continue a trabalhar e investigar mais a música moçambicana, sendo esta uma oportunidade para que mais jovens do nosso país continuem a trabalhar e apostar na participação em concursos promovidos além fronteira”.

Segundo ela, a sua carreira musical começou muito cedo na igreja mas o público viu o seu potencial pela primeira vez no grupo Electrobase lá para os anos 95/96 “se a minha memória não me trai, quando a música feita por jovens começava a ganhar um pouco mais de atenção pública”, disse a cantora.

Depois fez parte do trio feminino de rap que dava pelo nome de Bloody Town. “Não muito tempo depois decidi-me por uma carreira a solo gravando o álbum, ‘Watching You’, contando com a produção de Mr. Arsen”.

Cinco anos depois Lizha volta aos estúdios para gravar seu segundo trabalho a que intitulou ‘A Raínha do Ragga’.

O tema de promoção do trabalho foi “For all y’all” que foi um sucesso a nível de rotação radiofónica e televisiva, chegando inclusive a conquistar um prémio da Channel O para a categoria de melhor vídeo.

“Se fores pelo título vais pensar que o álbum é só Ragga, mas não, tem passada, R&B e baladas. Conta com produtores como Mr. Arsen, N’Star, Ziqo, Beat Keepa e Nehazi e participações especiais de Ivânea A, Dama do Bling, DRP, Danny OG, Chiquito e outros”, contou a cantora.

Alfredo Lituri

SAPO MZ

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.