De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 37% dos brasileiros qualificaram a gestão de Jair Bolsonaro como “ótima ou boa”, face aos 32% que pensaram assim no final de junho.

Este é o melhor resultado obtido por Bolsonaro nas pesquisas Datafolha desde a sua chegada à Presidência do Brasil em 01 de janeiro de 2019.

O índice de rejeição do chefe de Estado, por sua vez, caiu 10 pontos, de 44% para 34%, enquanto outros 27% consideram que o desempenho do Governo brasileiro é “regular”.

Bolsonaro, que no passado criticou o resultado de outras pesquisas de opinião sobre a sua gestão, reagiu desta vez com ironia.

“Certo, meia verdade ou ‘notícia falsa’? Bom dia a todos”, escreveu o chefe de Estado numa mensagem nas suas redes sociais juntamente com a imagem da capa do jornal Folha De S.Paulo, que publicou a pesquisa antecipadamente.

A sondagem foi feita a partir de entrevistas telefónicas com 2.065 pessoas, entre 11 e 12 de agosto, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

De acordo com o Datafolha, o aumento da popularidade do Governo brasileiro coincide com uma moderação no tom adotado pelo Presidente e com a distribuição de subsídios destinados às camadas mais pobres da sociedade para amenizar os efeitos das medidas de distanciamento social impostas para conter a proliferação da covid-19.

Jair Bolsonaro é um dos poucos líderes do mundo que nega constantemente o perigo do novo coronavírus. O chefe de Estado brasileiro subestimou a pandemia desde o início e desafiou as medidas de distanciamento social impostas por governadores e prefeitos do país em diversas oportunidades.

O Presidente brasileiro foi infetado pelo novo coronavírus no início de julho e já recuperou da doença.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 3,2 milhões de casos e 105.463 óbitos), depois dos Estados Unidos da América.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 754 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.