Angola participa desde quarta-feira, através do ministro das Finanças, Archer Mangueira, nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e Grupo Banco Mundial.

A delegação angolana, chefiada pelo ministro e integrada por quadros do ministério das Finanças, da Economia e Planeamento, do Banco Nacional de Angola, da Comissão de Mercado de Capitais, do Banco de Poupança e Credito e o Embaixador de Angola nos EUA, chegou nesta quarta-feira a Washington DC.

Archer Mangueira está a participar nas sessões  Plenárias do Comité de Desenvolvimento do Banco Mundial, na reunião entre governadores africanos com os altos dirigentes das instituições de Bretton Woods (CAUCUS Africano), bem como irá dirigir as reuniões da Constituência de Angola  junto do Fundo Monetário Internacional e do Grupo Banco Mundial.

À margem das reuniões, a delegação manterá encontros bilaterais com responsáveis de instituições financeiras como o Credit Suisse, Goldman Sachs, Deutsche Bank, ICBC Standard, HSBC, e com as equipas do FMI e do Banco Mundial que acompanham Angola.

Os encontros Anuais dos Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional  reúnem banqueiros, ministros das finanças e desenvolvimento, parlamentares, executivos do sector privado, representantes de organizações da sociedade civil e académicos para discutir questões de interesse global, incluindo a perspectiva económica mundial, erradicação da pobreza, desenvolvimento económico e eficácia da ajuda.  

Também são apresentados seminários, briefings regionais, conferências de imprensa e  outros eventos focados na economia global, no desenvolvimento internacional e no sistema financeiro mundial.  

Os eventos decorrem até dia 15 deste mês.

Angop