Dois mil e setecentos novos cartões de contribuintes foram emitidos sábado, na Feira Tributária realizada na centralidade do Kilamba, município de Belas, em Luanda pela Administração Geral Tributaria (AGT).

A feira com várias tendas, foi criada com a finalidade de emitir e entregar cartões  na hora, desde que o cidadão apresente o seu número identificação fiscal (NIF).

O evento serviu também para comercializar, sem  juros ou multas, a  taxa de circulação automóvel, prestar esclarecimentos de alguns deveres e direitos do contribuinte, assim como  fazer a  entrega de  cinco mil cartões que se encontravam nos postos de emissão de Luanda.

Em declarações à Angop, o Chefe da quarta  repartição fiscal  no município de Talatona, Afonso Eduardo dos Santos disse  que com o acto, pretende-se levar os  serviços mais próximo do cidadão e informa-los sobre os seus direitos e deveres.

O responsável disse ainda que, o evento que terá a sua segunda  fase  no  próximo sábado no mesmo local, serve também para a AGT divulgar os serviços disponíveis  no “portal do contribuinte” como sejam o cadastramento  virtual,  liquidação ou  pagamento de  qualquer imposto.

Afonso Eduardo dos Santos referiu que o portal  existente há três anos e encontra-se em reestruturação, tendo em vista a implementação de um novo aplicativo, em data a anunciar, o “Sistema Integrado de Gestão Tributaria”.

“O objectivo da AGT é levar a informação ao  cidadão  sobre a sua existência, de maneiras que possa  contribuir anualmente  com as suas obrigações fiscais, dentro do calendário fiscal estabelecido em Angola”, reafirmou.

Angop