A informação foi avançada esta terça-feira, em Luanda, pela presidente do parlamento sul-africano, Beleka Mbete, no final de um encontro com o seu homólogo angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que serviu para aprofundar a cooperação bilateral no domínio parlamentar.

A presidente do parlamento sul-africano disse que o seu país sempre apoiou a causa da transformação do FP-SADC em parlamento regional, lembrando que este apoio vem desde os antigos estadistas Thabo Mbeki, Jakob Zuma, e agora reforçado pelo presidente Cyril Ramaphosa.

Beleka Mbete encontra-se na capital do país, Luanda, onde participa dos trabalhos da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que decorre sob o lema: “O Papel dos Parlamentos em Aprofundar a Integração Económica da SADC através da Industrialização”.

Entre os parlamentos dos países que são favoráveis à elevação do Fórum a Parlamento, dos 14 que compõem a plataforma, estão Angola (actual presidente do Fórum), África do Sul, Namíbia, Eswatini (ex-Swazilândia), Botswana e Moçambique.

Angola assumiu a Presidência do Fórum Parlamentar da SADC para o biénio 2016/2018, durante a 40ª Assembleia Plenária da organização, que decorreu em Harare, no Zimbabwe, na primeira quinzena de Novembro do ano transacto.

Ainda esta terça-feira, realizou-se um colóquio dos presidentes dos parlamentos dos países da SADC, no quadro da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que decorre na sede do parlamento angolano.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.