O filme “O Herói” do realizador angolano, Zezé Gamboa é apresentado no dia 30 de Abril pelas 18h30 no Auditório B 104, edifício II, ISCTE, no âmbito do ciclo de animação de cinema “África às Quintas”.

Vencedor do prémio para melhor filme dramático estrangeiro no Festival Sundance, nos EUA em 2008, o filme retrata a história de Vitório, um soldado de 35 anos, que regressa a Luanda mutilado depois da explosão de uma mina. O papel é protagonizado pelo actor senegalês, Oumar Makena Diop.

A ideia de realizar o filme surgiu em 1991 através de uma fotografia da Agência Reuters de um mutilado de guerra em Luanda, vista por Zezé Gamboa.

"O Herói" é uma co-produção entre Angola, França e Portugal, e é o primeiro filme de ficção do realizador. Gamboa realiza seu primeiro documentário “Mopiopio” em 1991, a seguir “Dissidência” em 1999 e "Desassossego de Pessoa" em 2001. 

Actualmente Zezé Gamboa está a prepara um novo filme, "O Filho do Império”, em colaboração com o poeta e roteirista moçambicano Luís Carlos Patraquim.

Zezé Gamboa iniciou  a sua carreira no telejornalismo da então Rádio Televisão Popular de Angola em 1974, aos 17 anos.

Odair Soares@

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.