Página gerada às 10:13h, segunda-feira 24 de Abril

Proteja melhor a sua informação e guarde todos os dados de forma segura

15 de Março de 2017, 15:45:00

Se perder ou se lhe roubarem o smartphone ou tablet não precisa de ficar sem os dados que tem guardados. Há muitas opções de backup e mesmo que não queira pôr as suas preciosas informações na “nuvem” tem alternativas que passam por um disco portátil que até pode acompanhá-lo para todo o lado.

O conceito é simples: imagine um disco rígido externo portátil, daqueles de 2,5 polegadas e que levamos para todo o lado dentro da mochila do portátil. Agora imagina que a ligação USB 2.0 ou 3.0 convencional desaparece, pois um módulo de Wi-Fi integrado assegura ligação a qualquer dispositivo possível de ligar a uma rede wireless.

No fundo, é este o pressuposto principal de um disco wireless, chamemos-lhe assim. E a utilidade é inegável – se um disco rígido externo portátil já é útil por si só, o que dizer de algo semelhante mas que dispensa fios? E, dependendo da capacidade de armazenamento, a forma como armazenamos ficheiros neste suporte de memória flash vai sempre ser definida pela velocidade da nossa rede doméstica.

Contudo, surge aqui uma oportunidade interessante e que está relacionada com a possibilidade de armazenarmos nestes discos tudo aquilo que é importante nos nossos smartphones (e nos respetivos cartões de memória microSD que utilizamos em conjunto com eles): fotografias, vídeos, contactos, músicas, emails…

E podemos fazer isto graças a apps móveis, claro. São elas, criadas por parte de cada fabricante, que nos permitem enviar de forma manual ou automática para o dispositivo os conteúdos que desejamos, visto que não há lugar a ligações por cabo para desencadear este processo. Apesar de alguns modelos incluírem a tradicional porta USB para esse efeito, estando já ao nível dos 3.0.

 

Mais fácil ainda: alguns discos do género integram um leitor de cartões de memória, que faz com que seja simples, por exemplo, retirar um cartão SD de uma câmara digital e transferir fotos e vídeos para o disco wireless.

Desta forma, e porque este serve de hub que liga entre si todos os novos equipamentos móveis, passamos a conseguir ter acesso a esses ficheiros de imediato no smartphone, no portátil, no tablet. Além de backup, assume as funções de partilha numa espécie de mini rede. Simples. É preciso ter cuidado apenas com o número máximo de equipamentos suportados.

Utilização limitada…

A maior das desvantagens é, no entanto, a autonomia. Ou seja, tal como qualquer equipamento portátil, a bateria de iões de lítio integrada tem um limite de utilização entre cada recarga. Mas levar o disco wireless no bolso já é algo banal, pois as autonomias destes equipamentos podem já ser suficientes para cinco a oito horas de funcionamento ou até um dia em stand-by. Um pouco como os modems 4G portáteis, talvez.

Então, estamos perante verdadeiros hubs de partilha em movimento, sendo que também fazem backups dos conteúdos de vários equipamentos móveis e com ligação wireless… Tenha apenas especial atenção à questão da segurança e olhe com cuidado para as várias opções que apresentamos acima. 

Comentários

Critério de publicação de comentários