Página gerada às 12:13h, segunda-feira 24 de Abril

Qual o melhor sítio para estacionar em Marte? SpaceX e NASA andam a escolher

20 de Março de 2017, 18:59:00

Marte é definitivamente uma prioridade na empresa de Elon Musk dedicada ao espaço e com 2024 quase aí, os preparativos para a viagem têm de avançar. A escolha do local para pousar é um deles.

Esta é uma decisão crucial para o sucesso de tal ambição e por isso a SpaceX está a trabalhar em conjunto com a NASA, com vista a identificar e examinar potenciais pontos de “aterragem” no Planeta Vermelho. E parece que já há um melhor classificado, de acordo com a Space.news.

E o que faz de um local um bom sítio para “estacionar” em Marte? A proximidade de gelo de superfície é uma delas, para que seja possível estar mais tempo sem “entregas” terrestres.

Outro fator importante é a baixa elevação e o posicionamento próximo do equador, para uma melhor exposição solar, tanto em termos energéticos como térmicos. Também é verdade que estas duas condições – o gelo e a exposição solar – são difíceis de combinar, o que reduz bastante os pontos de aterragem ideais.

A escolha dos locais é importante porque a SpaceX está já a pensar no estacionamento na nave tripulada, para uma estadia a “longo prazo”.

A equipa espacial de Elon Musk anda a tentar acertar datas com destino a Marte há algum tempo. A viagem esteve originalmente prevista para 2018, mas nessa data deverá acontecer apenas a não-tripulada. Gente a pisar solo marciano só deverá acontecer em meados de 2020.

Comentários

Critério de publicação de comentários