Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 mar 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Um país à procura de casa

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

O mundo não para de girar enquanto os portugueses se debatem com o problema da habitação - ou falta dela -, é um facto. Mas o SAPO24 tem estado de olhos postos no setor e na discussão pública que o governo promove até 10 de março, para apresentar aquelas que serão as soluções finais dia 16 deste mês.

Esta, porém, não é a primeira vez que o governo se debruça neste tema. Os últimos oito anos de governação têm sido marcados pela apresentação de sucessivos pacotes e programas recheados de promessas. Mas, na prática, não se consegue aferir o seu sucesso uma vez que os inquéritos de avaliação muitas vezes nem são preenchidos. Seja para reparação do edificado, soluções de sustentabilidade climática, apoio ao arrendamento, habitação para pessoas em situação de sem abrigo, etc. Há de tudo um pouco nas ofertas do governo, mas oito anos passados e 20 programas lançados continua-se a discutir o mesmo tema. E afinal quantas casas chegaram ao mercado?

Os que já têm casa e créditos veem a Euribor a crescer, podendo a prestação da casa subir 185 euros para créditos de 150 mil euros a seis meses. Também o mercado de arrendamento tem as suas já conhecidas dores. Os jovens que em Lisboa procuram casa para arrendar podem candidatar-se no segundo semestre a um apoio camarário. Mas poderá ser difícil encontrar casas disponíveis que cumpram os critérios.

 
 
Quem são os abusadores de crianças?
 
 

Opinião

 
 
 
Uma das coisas mais maravilhosas de sempre
 
 

Opinião