Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 24 nov 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Última semana do pior mês do SNS acaba com 36 serviços de urgência limitados

 
 

Editado por Beatriz Cavaca

Depois da previsão feita pelo diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, de que novembro podia vir a ser o pior mês dos 44 anos do SNS, a última semana não será diferente das anteriores e espera-se que 36 serviços de urgência em todo o pais estejam limitados, incluindo algumas áreas mais criticas como a Via Verde AVC, segundo o novo plano divulgado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

De acordo com o documento, que abrange o período entre 26 de novembro e 2 de dezembro, haverá alterações em 10 pontos da rede de serviço de urgências. Dos 83 pontos existentes em todo o país, 36 (43%) terão constrangimentos em algumas especialidades e 47 (57%) estarão a funcionar em pleno.

Para quem vive na Região Norte, que tem 29 pontos de urgência, serão afetados 11 urgências em algumas especialidades, no Centro estarão limitados seis dos 17 pontos e na Região de Lisboa e Vale do Tejo 13 das 19 urgências estarão a funcionar condicionadas em algumas especialidades.

A Região do Alentejo tem três dos 12 pontos de urgência limitados e no Algarve duas das seis urgências estarão condicionadas.

Este tem sido um mês particularmente complicado para os serviços de urgências em todo o país, sendo que esta semana a Direção Executiva do SNS publicou um novo plano de reorganização das urgências que abrange mais de 35 pontos de várias especialidades no país, que estão funcionar com limitações.

Resta agora saber se com o inverno a aproximar-se e as reuniões familiares a acontecerem na época das festas, com mais possibilidade para a propagação de doenças, o SNS consegue terminar o mês melhor do que começa.

*com Lusa

 
 
Sete dicas para aproveitar ao máximo esta Black Friday
 
 

Opinião

 

A Black Friday, originária nos Estados Unidos da América, na década de 1960, tornou-se um fenómeno comercial marcante. Este evento, que ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), ficou conhecido como o ponto de partida para a temporada de compras natalícias.