Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 24 mai 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Serviços de saúde com profissionais "esgotados" preparam o verão

 
 

Edição por Raquel Almeida

O ministro da Saúde revelou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai realizar convenções com entidades privadas e sociais para realização de partos, prevenindo o impacto do verão e da realização de obras em algumas maternidades.

Segundo o anúncio, podem candidatar-se às novas convenções, para realização de partos a utentes do SNS, as entidades privadas ou do setor social "devidamente habilitadas".

Questionado sobre o porquê desta possibilidade, o Ministério da Saúde disse que este processo se insere "na preparação da resposta articulada nos próximos meses, prevenindo o impacto do verão e da realização de obras em algumas maternidades".

Também com os olhos no verão, a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) avisou que "a paciência está a esgotar-se", e que não descarta a hipótese de uma greve nos meses de verão.

“Neste momento, a nossa paciência está mesmo a esgotar-se e, por agora, vamos aconselhar os nossos médicos a não aceitar fazer mais horas extraordinárias do que as 150 obrigatórias por ano, um limite ultrapassado todos os anos, dada a enorme carência de serviços e já ultrapassado por muitos médicos", disse, sublinhando que “as pessoas estão esgotadas e não conseguem dar nem mais uma hora”.

*Pesquisa e texto pela jornalista estagiária Raquel Almeida. Edição pela jornalista Ana Maria Pimentel

*Com Lusa

 
 
Patrícia Reis
 
 

A Expo 98, dedicada aos oceanos, fez-se há 25 anos. Durante 18 anos vivi no Parque das Nações. O António (Mega Ferreira) dizia que era um bom sítio, mas que não se imaginava a viver numa zona da cidade cuja história estava por escrever, mesmo que tivesse sido ele o responsável pelo primeiro capítulo. Continuar a ler