Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 22 dez 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

PSP protesta por tratamento "desigual e discriminatório" face à PJ

 
 

Os sindicatos da PSP realizam hoje reuniões de protesto nos aeroportos e comandos da polícia de Lisboa, Porto e Faro para contestar um tratamento que consideram “desigual e discriminatório” em relação à Polícia Judiciária.

Em causa estará o facto de o Governo ter aprovado o pagamento de um suplemento de missão para as carreiras da PJ, que pode representar um aumento de quase 700 euros por mês.

"Uma decisão de atribuição do suplemento de missão à PJ, num Governo responsável, devia ser necessariamente avaliada e ponderada, tendo em conta os necessários e expectáveis impactos e efeitos colaterais, não sendo razoável e curial que um Governo opere a várias velocidades, gerando assimetrias e diferenças entre carreiras totalmente inadmissíveis à luz do princípio da igualdade de tratamento, ainda para mais tendo em conta a natureza do suplemento em questão", salientam em comunicado.

As reuniões de protesto decorreram de manhã nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, e, durante a tarde, nas sedes dos comandos da PSP daquelas três cidades. Segundo o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), “estão a ter bastante mobilização e interesse por parte dos polícias”.

Como a PSP não tem direito à greve, os sindicatos pedem aos polícias que submetam o requerimento que permite a dispensa de 15 horas anuais para assistirem a reuniões e plenários.

Paulo Santos disse à Lusa que o interesse dos polícias é estarem presentes nas reuniões, mas também “fazer mossa através da sua ausência ao serviço e para demonstrar a sua indignação”.

*Com Lusa

 
 
 
 

 
 

Fazer quase quinhentos quilómetros para votar é sinal de muito amor à pátria. Muito mais amor do que esta, aparentemente, tem para dar. Continuar a ler

 
 
 
Andar de comboio vai ficar mais caro em 2024
 
 

Atualidade