Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 15 mar 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Os russos já começaram a votar. E Putin deve continuar onde está

 
 

Edição por Alexandra Antunes

A Rússia realiza entre hoje e domingo eleições presidenciais, nas quais é esperada a recondução de Vladimir Putin para um quinto mandato presidencial até 2030, face à ausência de oposição independente, controlo de informação e o espectro da manipulação.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, 112,3 milhões de eleitores são chamados a votar nos próximos três dias na Rússia e também nas regiões ocupadas na Ucrânia e na península ucraniana da Crimeia anexada, a que se somam 1,9 milhões no estrangeiro.

Além de Putin, para estas eleições foram apenas autorizadas candidaturas classificadas como amigáveis em relação ao Kremlin (presidência):

  • Nikolai Kharitonov, do Partido Comunista;
  • Leonid Slutsky, do nacionalista Partido Liberal Democrata;
  • Vladislav Davankov, do Novo Partido Popular.

Em 2018, Putin venceu na primeira volta com 77,7%, deixando a larga distância os outros candidatos, num ato eleitoral que teve uma participação registada de 67,54%, embora observadores e eleitores individuais tenham relatado violações generalizadas, incluindo enchimento de urnas e votações forçadas, a juntar ao controlo da informação nos ‘media’, que se agravou desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A oposição russa está a encarar o ato eleitoral como uma oportunidade para demonstrar a escala do descontentamento em relação à natureza totalitária do regime de Moscovo.

A Embaixada da Rússia em Lisboa disponibilizará uma mesa de voto nas suas instalações para permitir o voto nas eleições presidenciais entre as 08:00 e as 20:00 de domingo.

*Com Lusa

 
 
Diogo Paixão
 
 

Já parou para pensar em como a era digital está a remodelar fundamentalmente os nossos direitos enquanto consumidores? Continuar a ler

 
 
 
As Startups e a 1.ª Ronda de Investimento
 
 

Tecnologia