Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 fev 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O verdade é como o Azeite, mas como saber se o azeite é verdadeiro?

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

A importância da agricultura, e dos agricultores, no país pode passar muitas vezes despercebida. E, por isso, este sector menos vocal é também muitas vezes preterido. Ora, hoje o dia acordou com os agricultores portugueses na rua, impelidos pelos protestos dos franceses que têm protestado há dias em toda a França para pressionar o Governo a responder às suas exigências de melhor rendimento pelos seus produtos, menos burocracia e proteção contra importações baratas. Também hoje, várias estradas do país estavam, pelas 07h30, condicionadas devido ao protesto dos agricultores, que mobiliza centenas de veículos agrícolas, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR). Os agricultores recusaram-se a cancelar o protesto, mesmo depois de ontem, o Governo ter anunciado medidas de apoio. Os protestantes desconfiam das intenções do Governo e criticam associações do setor.

Se há dúvidas acerca da importância do trabalho daqueles que garantem a nossa sobrevivência - literalmente - e que tantas vezes contam com subsídios fora de horas, - ou que nunca chegam -, regras apertadas à produção, e que contam com a ajuda da meteorologia, cada vez mais imprevisível num mundo que lida com as alterações climáticas, olhe-se então para o exemplo do azeite.

O jornalista Gonçalo Lopes tem estado atento ao tema, trazendo ao SAPO24 as queixas dos consumidores e dos agricultores. É sabido que o azeite está caro face aos últimos anos. A escassez de produção levou a que os preços disparassem. Um fenómeno que, além de Portugal se repete em todo o mundo. Os portugueses, no entanto, continuam a comprá-lo. A tarefa mais difícil, está do lado dos produtores nacionais, nomeadamente em matéria de exportação.
E, segundo o que apurou o jornalista do SAPO24, há quem culpe Espanha, o maior produtor mundial, pela a falta de oferta. Pelo menos é esta a razão que o sector encontra para os elevados preços deste óleo vegetal, que também não vê forma do Governo implementar qualquer medida para que os preços desçam.
Mas com a preocupação financeira apareceu, claro, quem se aproveitasse e surgiu um mercado negro, muitas vezes com azeite falsificado. O SAPO24 mostra como distinguir o trigo do joio, mas há uma dica simples: se for muito barato, desconfie.
*Com Lusa
 
 
 
 

 
 

A 96.º edição dos Óscares acontece no dia 10 de março, em Los Angeles e por esse motivo até lá muitos são os que correm às salas de cinema e plataformas de streaming para ver todos os filmes nomeados. Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

Todos os anos a Autoridade Tributária divulga o calendário fiscal. Em 2024 já são conhecidas todas as datas em que se deve ter em conta obrigações declarativas e fiscais.