Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 22 set 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O desafio para hoje: esquecer o carro e ir a pé ou de transportes

 
 

Edição por Beatriz Cavaca

Ir a pé ou de transportes para o trabalho pode não ser um hábito de todos os portugueses e por isso, hoje, no Dia Europeu sem Carros (DESC), a associação Zero assinala a efeméride.

Na capital celebrou-se em 2000 o primeiro DESC com o encerramento de diversas artérias da cidade e, nesse dia, milhares de automóveis não entraram sequer em Lisboa.

Com o sucesso do DESC nesse ano e no seguinte, em 2002 foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade, que desde então decorre na União Europeia de 16 a 22 de setembro.

Este ano, em Lisboa acontecem várias iniciativas para assinalar o dia, mas não está previsto o corte de ruas, ao contrário do que acontece, por exemplo, em Gondomar, Vila Nova de Gaia, Vendas Novas, Celorico da Beira, Mealhada ou Vagos.

A associação ambientalista Zero aproveita este dia para realizar “uma maratona de medições da qualidade do ar em diversos pontos críticos da cidade de Lisboa”, como anuncia em comunicado, explicando que quer perceber como estão os níveis do ar que se respira nesta cidade.

Assim, é possível talvez observar, durante o dia de hoje, em Lisboa, um aparelho de medição da qualidade do ar (transportado em bicicleta) que vai estar em vários locais para medir níveis de, por exemplo, dióxido de azoto ou partículas inaláveis e finas.

Apresentadas algumas das conclusões das medições, já se sabe que os valores de poluição numa das zonas centrais de Lisboa eram, pelas 9h00 de hoje, muito superiores aos valores recomendados, segundo explicou a associação à Lusa.

Os números da Zero indicam que os valores do dióxido de azoto estão muito acima do que a legislação obriga, e ainda mais acima do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No mesmo dia em que acontece esta iniciativa, também a Carris Metropolitana lança uma funcionalidade que divulga a localização dos autocarros em tempo real, e que permite a cada passageiro saber o tempo de espera pelo transporte público.

Neste dia em que se celebra o Dia Europeu sem Carros, talvez seja interessante experimentar esta nova funcionalidade, já disponível no site da Carris Metropolitana, que opera as redes de autocarros municipais para 15 dos 18 municípios (Barreiro, Cascais e Lisboa mantêm as operações locais) e a totalidade da operação intermunicipal dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

*com Lusa

 
 
José Couto Nogueira
 
 

A desintegração da URSS trouxe de volta contas antigas e criou novos desentendimentos étnicos, sem fim à vista. Continuar a ler

 
 
 
José Miguel Ferreira
 
 

No próximo domingo, a região autónoma da Madeira volta a ser palco de eleições regionais. Continuar a ler