Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 08 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Menos árvores, mais calor, nenhuma solução

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

Os distritos de Bragança, Castelo Branco e Guarda estão sob aviso vermelho, o mais grave, por causa do calor, na mesma altura em que vários incêndios deflagram e destroem hectares de floresta pelo país.

Hoje o serviço europeu Copernicus informou que julho foi o mês mais quente alguma vez registado na Terra. Um mês marcado por ondas de calor e incêndios em todo o mundo, foi 0,33°C mais quente do que o mês que detinha o recorde até agora (julho de 2019, quando se registou uma média de 16,63°C). A temperatura do ar foi também 0,72°C mais quente do que a média (1991-2020) em julho.

Este aumentar de temperatura preocupante e a inação dos governos perante tantos avisos e sinais de alarme levou o António Guterres a fazer uma das mais fortes afirmações acerca deste tema: “As alterações climáticas estão aqui. São aterradoras. E isto é apenas o início. A era do aquecimento global acabou. Começou a era da ebulição global”.

Ainda durante a visita do Papa a Portugal, pode ter passado despercebido o documento que Marcelo Rebelo de Sousa e mais cinco chefes de Estado do Mediterrâneo assinaram comprometendo-se a "apoiar iniciativas de ação conjunta" para fazer face às alterações climáticas, avisando que "já não há tempo a perder". No texto, lê-se que, "como esperado, a crise climática chegou e atingiu proporções extremamente perigosas". No apelo, os chefes de Estado "comprometem-se a apoiar iniciativas de ação conjunta e a lançar um apelo à União Europeia, a outros países mediterrânicos e à comunidade internacional".

Ações rápidas e eficazes nunca foram tão necessárias num ano em que, mais uma vez, os incêndios consomem a Europa e o Mundo, destruindo cada vez mais o pulmão da Terra. E se em Portugal há, neste momento, mais de dois mil bombeiros a combater fogos um pouco por todo país, nunca é demais lembrar o que fazer no caso de se estar perante um incêndio.

*Com Lusa

 
 
 
 
 

 
 

No último episódio do Bola ao Ar, podcast sobre NBA, João Dinis recebe Guilherme Tadeu e o Lucas Nepomuceno, anfitriões do podcast brasileiro Café Belgrado.

 
 
 
 
 

 
 

Eurodeputada pelo PCP, Sandra Pereira foi responsável por um dos maiores relatórios referentes à igualdade entre homens e mulheres na União Europeia. Neste episódio do podcast Um Género de Conversa, fala da infância na sua aldeia, onde vivem apenas 27 pessoas, do gosto pela linguística, do partido, do pai sindicalista e das suas causas mais próximas, entre elas, as múltiplas formas de exploração feminina e os direitos sexuais e reprodutivos. “Não é a despenalização que leva as pessoas a abortar”.