Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 30 nov 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Mais um dia de trégua em Gaza

 
 

Editado por Beatriz Cavaca

A informação mais aguardada dos últimos dias finalmente confirmou-se e Gaza vai mesmo ter mais um dia de trégua.

A trégua deveria terminar às 7h00 (5h00 em Lisboa), mas, um quarto de hora antes, o Exército israelita emitiu um comunicado no qual informava que a “pausa operacional” iria continuar, “tendo em conta os esforços dos mediadores para prosseguir o processo de libertação dos reféns” detidos na Faixa de Gaza.

Os dois lados do conflito tinham aprovado um cessar-fogo inicialmente de quatro dias, que teve inicio no dia 24 de novembro e já foi prolongado uma vez.

Ao longo desta semana, foram sendo libertados vários reféns de diferentes nacionalidades em troca de prisioneiros palestinianos detidos em Israel, porém, segundo o presidente israelita, ainda há 150 reféns nas mãos do movimento terrorista Hamas.

Durante o dia de hoje deverá ser libertada uma nova vaga de reféns composta por mulheres e crianças, cuja lista já é do conhecimento do governo israelita.

Em retrospetiva do resultado da trégua até ao momento, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse hoje que as tréguas entre Israel e o Hamas, acompanhadas de uma troca de reféns por detidos palestinianos, "produziram resultados" positivos.

“Os reféns regressaram às suas famílias” e a trégua também permitiu que “mais ajuda humanitária chegasse a civis inocentes em Gaza, que necessitam de ajuda desesperadamente”, afirmou Blinken em Telavive.

“Isto é importante e esperamos que continue”, acrescentou o secretário de Estado norte-americano, defendendo a continuação das tréguas.

O SAPO24 está a acompanhar o conflito entre Israel e o Hamas desde o início da ofensiva. O acompanhamento ao minuto pode ser consultado aqui.

 
 
O melhor jogo de Neemias Queta na NBA?
 
 

Desporto