Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 05 mai 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Já recebeu alguma “carta da Nigéria”?

 
 

Edição por Manuel Ribeiro

Tenho uma vaga ideia de uma das primeiras vezes que recebi uma mensagem do género, no meu velhinho Hotmail. Alguém se apresentava como sendo da “socialite” nigeriana e que recebeu uma fortuna como testamento e que a mesma estava num país qualquer europeu e precisava da minha ajuda para conseguir desbloquear a avultada verba e que eu receberia uma parte dessa quantia pela minha “cordialidade”.

O e-mail começava por “My Dear Beloved Friend. Your Excellency" e continuava em inglês com uma história que tentava ser o mais convincente possível, mas tudo caía por terra quando era assinada por um barão ou uma baronesa qualquer, pertencente a um reino local e, sobretudo, quando chegava a parte do pagamento avançado para cobrir as despesas do processo. Provavelmente, uma das tentativas de burla mais populares do mundo. Por essa razão, sempre acreditei que ninguém cairia nela.

Pelos vistos sim, e de acordo com o Ministério Público (MP), o mais recente processo rendeu aos burlões 442 mil euros. A acusação contra 21 arguidos foi conhecida hoje pelo MP por crimes de associação criminosa, burla qualificada de branqueamento de capitais, na sequência do esquema que envolve vários países.

Entre os arguidos, 16 são de nacionalidade nigeriana, quatro portugueses e uma queniana, estando 14 deles em prisão preventiva. Os burlões faziam-se passar por advogados, para aumentar a credibilidade da fraude, e enviavam às vítimas, na sua maioria maiores de 60 anos, documentos que aparentavam ser emitidos por entidades oficiais.

Se antes, os burlões que enviavam as "cartas" aparentavam estar num local longínquo para nós como a Nigéria, hoje parecem estar mais próximo e com "representações" locais.

Dá para perceber a sofisticação, desde os tempos dos velhinhos hotmail ou Yahoo ao Gmail. As "cartas da Nigéria" continuam a circular.

 
 
 
 

 
 

Para comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, fazemos uma viagem pela História do Mundo a bordo da nossa língua. Continuar a ler

 
 
 
Podcast: Como é que as cidades se tornam verdes?
 
 

Vida

 

Como é que evoluiu Lisboa nas últimas décadas? O que se fez e o que se pode fazer no que diz respeito ao ordenamento do território e a "unir" a cidade? Tudo isto, e muito mais, está em destaque no último episódio do podcast Lisboa e os Lisboetas.