Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 03 abr 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Governo novo, vida nova?

 
 

Edição por Ana Maria Pimentel

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional tomaram posse, ontem, ao final da tarde, no Palácio Nacional da Ajuda, menos de um mês depois da vitória da AD nas legislativas de 10 de março, seis meses depois da dissolução da Assembleia da República.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, discursou após a tomada de posse de Luís Montenegro, salientando que os portugueses, com os seus votos, deram “um voto de fé na democracia” e "escolheram a reforçada aproximação às pessoas, escolheram mudar de hemisfério de governo, não dando maioria ao partido que a possuía, nem maioria com outros partidos do mesmo hemisfério", disse, referindo depois que Montenegro terá de conquistar "muitos mais portugueses", devido à curta vitória.

Já o recém empossado Primeiro-Ministro começou o discurso por Sophia e por Abril. "O nosso propósito é, pois, respeitar e cumprir essa mudança. A nossa Democracia, que celebra neste mês de abril 50 anos, está viva. Honremos a madrugada que Sophia esperava e saibamos construir o dia inteiro e limpo que ela vislumbrou, para livres habitarmos a substância do tempo", disse Montenegro.Pediu ainda "maturidade" e "compromisso" aos ministros empossados, prometendo que o Governo estará focado "essencialmente na resolução dos problemas das pessoas e na promoção do interesse nacional".

Sem qualquer dúvida, afirmou que "este Governo está aqui para governar os quatro anos e meio" e “não está aqui de turno” nem para “fazer apenas o mais fácil”.

António Costa, que tem sido elogiado pela forma como está a fazer a passagem de pasta, elogiou hoje o discurso do seu sucessor, Luís Montenegro, considerando que foi “muito bom, muito claro e coerente” com o que defendeu na campanha, desejando-lhe “muita sorte e muitas felicidades”. Mas nem só de elogios foram feitas as reações à tarde e às mensagens de ontem, entre os partidos houve quem aplaudisse e quem criticasse.

Como primeira ação este governo voltou ao passado. A página do XXIV Governo Constitucional já exibe o anterior logótipo, que tinha sido alterado pelo último executivo de António Costa, um compromisso que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumiu antes da campanha.

E para pensar no futuro, espera-se, a primeira reunião do Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional teve início às 08h30 de hoje, em Lisboa.

 
 
 
 

 
 

O Papa Francisco, Luiz Vaz de Camões e Sophia de Mello Breyner Andersen todos juntos? Pois, uma Santa trindade que Montenegro utilizou no discurso da tomada de posse para garantir o quê? A santidade de um estado laico? Continuar a ler

 
 
 
 
 
 

 
 

No último episódio do Bola ao Ar, podcast sobre NBA, esteve em discussão se Luka Doncic, a fazer a melhor época da carreira, tem argumentos para superar o sérvio Nikola Jokic na corrida ao Prémio de Jogador Mais Valioso da liga (MVP).