Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 24 jan 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

EUA: a democracia "está em jogo"?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Continua a corrida eleitoral nos Estados Unidos. Nas últimas horas, soube-se que Donald Trump venceu as primárias republicanas de New Hampshire, depois da vitória no ‘caucus’ do Iowa, na semana passada, dando mais um passo rumo à nomeação do partido para as eleições presidenciais norte-americanas.

“Que grande vitória”, afirmou Trump, depois de a imprensa norte-americana, com 55% dos votos apurados, o ter declarado o vencedor da noite (53,8% dos votos), com quase 10 pontos percentuais de vantagem sobre a antiga governadora da Carolina do Sul e antiga embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley (44,7%) — que prometeu continuar continuar na corrida pela Casa Branca.

Com este resultado do ex-presidente, Joe Biden lançou o alerta: a democracia "está em jogo".

“É agora claro que Donald Trump será o nomeado republicano. E a minha mensagem para o país é que o que está em jogo não podia ser maior. A nossa democracia. As nossas liberdades individuais (…). A nossa economia (…). Tudo está em jogo”, escreveu o presidente dos EUA, num comunicado divulgado na terça-feira à noite.

Também a equipa de campanha de Biden considerou que, com a vitória na noite de terça-feira em New Hampshire, Donald Trump praticamente garantiu a nomeação para as eleições presidenciais de novembro.

“Os resultados desta noite confirmam que Donald Trump está praticamente fechado com a nomeação republicana”, declarou Julie Chavez Rodriguez, diretora da equipa, em comunicado.

*Com Lusa

 
 
Patrícia Reis
 
 

Glória: um amor incondicional Continuar a ler