Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 03 jan 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Em ano de greves, "Professor” é a Palavra do Ano 2023

 
 

Editado por Beatriz Cavaca

Depois de 2023 ter sido um ano marcado pelas inúmeras greves de professores que afetaram milhares de alunos ao longo do ano, “Professor” é a Palavra do Ano 2023 escolhida por perto de metade dos cerca de 90 mil participantes na iniciativa lançada pela Porto Editora no final de novembro.

"Os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país", é apontado no site da Palavra do Ano, uma iniciativa da Porto Editora.

Dos cerca de 90 mil participantes na escolha, através da plataforma 'online' da Porto Editora, 48,1% optou pela palavra "professor", o que representa cerca de 43 mil votos neste termo, seguindo-se “médico”, com 9,9%, e “Inteligência Artificial”, com 9,8%, segundo os resultados hoje divulgados.

Quando foi divulgada a lista dos dez vocábulos candidatos à “Palavra do Ano”, a palavra “professor” foi justificada pelas “centenas de protestos por todo o país” pela “valorização da profissão”.

A questão reivindicativa justificou também a presença de “médico” entre as prováveis palavras do ano, pelo facto de os “médicos continuarem a reivindicar melhores condições de trabalho no Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

“Inteligência Artificial”, que ficou em 3.º lugar, foi justificada pela generalização do acesso a este 'software', levantando “questões sobre os riscos e oportunidades do seu uso”.

A primeira metade da classificação final é completada com “inflação”, no 4.º lugar, com 7,9%, e “habitação”, no 5.º, com 6,7%.

Na segunda metade da tabela ficaram “conflitos” (5,8%), “jornada” (3,5%), “clima” (3,3%), “demissão” (2,8%) e, no último posto, “Navegadoras”, termo pelo qual ficaram conhecidas as jogadoras da seleção portuguesa de futebol feminino, que recebeu 1,6% das intenções dos cibernautas participantes na escolha.

A eleição online d'“A Palavra do Ano” existe há 15 anos, numa iniciativa da Porto Editora.

"Guerra" foi a palavra escolhida no ano passado.

*com Lusa

 
 
 
 
 

 
 

O timbre de Eduardo Rêgo acompanha-nos em viagens pelos quatro cantos do mundo. E ele que dá voz à locução em português dos inconfundíveis documentários BBC Vida Selvagem. Eduardo Rêgo é o convidado de estreia do podcast Voxy Club, que agora integra a rede de podcasts da MadreMedia.

 
 
Patrícia Reis
 
 

Não é fácil ser-se jornalista hoje em dia. Como no caso dos poetas e dos escritores, os regimes totalitários encarregam-se muito rapidamente de calar os jornalistas. Continuar a ler