Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 13 abr 2017

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Pedro Rolo Duarte
 
 

“O nome dela é Pedro e ela é um monstro” – este título de uma matéria da última revista do Expresso, assinada por Christiana Martins, além de ter baralhado o corrector ortográfico do computador, remeteu-me para outras matérias que li na imprensa inglesa, por estes dias, numa coincidência que até me pareceu forçada, e deixou a pensar sobre o caminho que levamos na senda do “politicamente correcto”, e na procura de uma igualdade que nos pode conduzir mais rapidamente ao ridículo do que ao justo e sensato. Continuar a ler

 
 
 

Por falar em descobertas, inovações, e o que muda ou nem por isso...

 
 

Nem sempre o que parece uma boa ideia passa disso mesmo: uma boa ideia. Sem aplicação prática, ou sem viabilidade, ou sem sucesso, ou tudo junto. Esta lista da revista "Time" lembra-nos um generoso número de falhanços da era moderna.

Pedem desportivismo no futebol, falam de “justiça desportiva”, inocentam jogadores mas crucificam treinadores e árbitros. São assim os comentadores televisivos, agora sob o fogo de alguma imprensa, como são assim os adeptos mais aguerridos. Mas depois sabem-se histórias como esta, que o diário espanhol El Mundo conta, com as provas que faltavam, e tudo vai por água abaixo... Nada resiste ao dinheiro. Pelos vistos, nada nem ninguém....

Um pouco mais a sério: os Estados Unidos da América entram na era Trump com um significativo agravamento do drama da droga em todas as suas frentes. Do tráfico ao crime, da dependência às experiência dos estados onde foi legalizada a venda de drogas leves, o país enfrenta um regresso a tempos que se julgavam, por escassos anos, ultrapassados. Nesta matéria do “Washington Post”, um olhar sobre o problema, a partir de quem a ele se dedica profissionalmente.

 
 
Páscoa em Portugal: "Estamos cheios"
 
 

Atualidade

 

Do Norte ao Sul e Ilhas, a resposta é a mesma nos locais mais disputados (e até nos menos): estamos cheios. A hotelaria já tinha antecipado uma boa taxa de ocupação para os dias de Páscoa e as reservas confirmam-no. Ponta Delgada, Albufeira, Porto e Lisboa são os locais mais procurados pelos portugueses para as férias de Páscoa, segundo a plataforma Trivago.

 
 
 
Raptados, torturados e mortos. O preço de ter uma orientação sexual “não tradicional” na Tchetchénia
 
 

Atualidade

 

A perseguição de pessoas lésbicas, gay, bissexuais e transgénero na Federação Russa, em particular na Tchetchénia, ganhou uma nova dimensão com relatos de detenções em massa, raptos, tortura e mortes. Enquanto os responsáveis nacionais negam - “não se podem perseguir e deter pessoas que simplesmente não existem” - as organizações de defesa dos direitos humanos erguem a voz. A Amnistia Internacional já tem uma campanha ativa e a ILGA está a acompanhar o caso atentamente. São diários os pedidos de informação sobre asilo em Portugal.

 
 
 
O melhor do melhor basquetebol do mundo
 
 

Desporto

 

Se é fã da NBA, rejubile. Está a chegar a sua altura favorita do ano. Se ainda não é, esta é a melhor altura para começar.

 
 
 
Trump e China, EUA e Xi Jinping. Um novo início na relação entre duas superpotências?
 
 

Atualidade

 

EUA e China alcançaram aparentemente um raro acordo, na quarta-feira, com Donald Trump a dizer que não vai acusar Pequim de manipulação da moeda e exprimir confiança em que o Presidente chinês vai ajudar no dossiê norte-coreano.

 
 
 
Nicolas Maduro, o presidente que tenta manter à tona uma Venezuela em emergência económica
 
 

Atualidade

 

No poder há quatro anos, Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez - Presidente da Venezuela entre 1999 e 2013 -, tenta manter à tona um país oficialmente em emergência económica, onde aumenta a contestação interna, também de simpatizantes do "chavismo".

 
 
 
Benfica elogia posição do FC Porto quanto a cânticos da claque
 
 

Desporto

 

O Benfica considerou “grave e lamentável” o cântico da claque do FC Porto no jogo de andebol com os ‘encarnados’, alusiva à queda do avião da Chapecoense, e disse registar com satisfação a posição do clube portista.

 
 
 
Suspeito detido após explosões junto a autocarro do Dortmund foi membro do Estado Islâmico no Iraque
 
 

Atualidade

 

As autoridades realçam, no entanto, que nada indica, com certezas, que o suspeito de 26 anos, já detido, tenha estado envolvido nas explosões que atingiram o autocarro do Borussia de Dortmund, uma vez que a procuradoria diz não ter conseguido nenhuma prova que ligue o suspeito às explosões.