Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 14 ago 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Agosto e as férias de verão em modo ataque

 
 

Edição por David Pacheco

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tem vários alertas em curso. O primeiro é de que Portugal está em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Assim sendo, para as regiões em risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol. No que diz respeito a regiões com risco muito elevado, a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol, são as recomendações.

Se vai a banhos, saiba que na zona de Matosinhos já foi levantado o desaconselhamento a banhos nas praias pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Entretanto, os incêndios em Portugal continuam a marcar a atualidade. Para hoje, o IPMA coloca mais de 80 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam perigo máximo de incêndio rural.

Odemira foi, até agora, o pior incêndio de 2023 e durante o fim-de-semana houve novo reacendimento, entretanto já dominado. Agora, o levantamento dos prejuízos causados pelo incêndio vai ser feito até 12 de setembro, enquanto o Governo decide os apoios a conceder, afirmou a ministra da Coesão Territorial.

Lá fora, o incêndio do Havai já é considerado dos maiores na história do arquipélago que pertence aos Estados Unidos da América. Uma região com forte presença de lusodescendentes, alguns dos que estiveram desaparecidos nos incêndios na ilha de Maui já foram localizados e Portugal continua a acompanhar a situação no Havai, adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

*Com Lusa

 
 
Marco Neves
 
 
 
 

Falemos da origem de duas palavras: «vírus» e «célula». Continuar a ler