Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 25 abr 2017

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Neste dia 25 de Abril vem para o topo uma recomendação: procurar e entrar pela leitura do primeiro dos novos oito volumes de uma obra fundamental, o Dicionário da História de Portugal. Joel Serrão iniciou, a grande tarefa deste Dicionário nos anos 60 do século XX. Trouxe-nos então, em seis volumes, o nosso passado, de Abadágio a Zurara, até ao Estado Novo. A seguir, o período 1928-1974, ficou enquadrado em dois volumes, coordenados, nos anos 90, por António Barreto e Maria Filomena Mónica. Continuar a ler

 
 
 

Também a ter em conta:

 
 

Um outro 25 de Abril, o de 1945: a Itália libertou-se da ocupação nazi articulada com os fascistas de Mussolini.

E ainda um outro, o 25 de Abril de 1792: a França da Revolução tinha declarado guerra ao rei da Boémia e da Hungria. Nesse dia, no final de uma ceia, capitão Claude de Lisle, do corpo de voluntários de Marselha na guarnição em Estrasburgo, interpretou um canto ao amor sagrado pela pátria, que galvanizou todos. Esse canto guerreiro passou a ser entoado pelas tropas no seu percurso, sempre com enorme adesão. Chamavam-lhe La Marseillaise. Tornou-se hino nacional da França. É um hino universal da liberdade.

A anunciada derrota militar próxima do “califado” vai levar a uma perpétua reinvenção com combatentes, como lobos solitários, dispersos pelo mundo? Por quanto tempo mais vamos ter a liberdade à mercê das emboscadas de terroristas?

A prática democrática do teatro na Grécia Antiga.

 
 
Marcelo contra populismos e nacionalismos
 
 

Atualidade

 

O parlamento assinalou esta terça-feira o 43.º aniversário do 25 de Abril com mensagens de combate aos populismos e às injustiças sociais, com Marcelo a pedir mais transparência e eficácia aos poderes político e judicial e aposta no crescimento económico.

 
 
 
Detido dono do Rottweiler que feriu criança com gravidade
 
 

Atualidade

 

O dono do cão de raça Rottweiler que hoje feriu com gravidade uma criança de quatro anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

 
 
 
Movimento de Macron alvo de ataques de piratas russos
 
 

Atualidade

 

O movimento do candidato centrista à presidência francesa Emmanuel Macron foi alvo em março de tentativas de "phishing", que podem ter tido origem num grupo russo, segundo um relatório divulgado esta terça-feira por uma empresa de cibersegurança japonesa, Trend Micro.

 
 
 
Nunca houve tantas pessoas empregadas na União Europeia, diz Eurostat
 
 

Economia

 

A taxa de emprego da população com idades entre os 20 e 64 anos na União Europeia atingiu em 2016 um novo máximo de 71,1%, tendo Portugal registado uma subida para os 70,6%, revelam dados hoje publicados pelo Eurostat.

 
 
 
Madeleine McCann: Pais lamentam “tempo roubado” 10 anos após o desaparecimento da filha
 
 

Atualidade

 

Dez anos é um "indicador horrível do tempo, tempo roubado", lamentaram hoje os pais de Madeleine McCann numa mensagem a propósito do aniversário do desaparecimento da filha Madeleine.

 
 
 
“As fake news não são o problema”. Zetland, o site onde só se publicam três artigos por dia
 
 

Atualidade

 

Quando pensa numa redação, o que lhe ocorre? Um ambiente agitado, pessoas ao telefone, várias televisões ligadas, dezenas de rostos compenetrados em frente ao ecrã a teclar furiosamente, uma impressora que não para, notificações e alertas a cair ao segundo, e reuniões atrás de reuniões. Sim… ou talvez não. Lea Korsgaard, editora do site de informação Zetland, traz-nos uma outra realidade, a de uma redação onde se canta todos os dias, que se orgulha de fazer Jornalismo de qualidade e ser pago por isso, onde não se almoça em frente ao ecrã e em que se conhece - literalmente - as pessoas para quem se escreve.

 
 
 
Medium. Nunca ouviu falar? A The Economist está a apostar nisto. Saiba porquê
 
 

Atualidade

 

James Waddell tem 21 anos e começou a trabalhar na The Economist há um ano com um objetivo: colocar uma publicação com 173 anos de história a falar com os millennials. A sua especialidade? Medium, uma rede social onde se “leem, escrevem e partilham histórias que interessam”.