Página gerada às 22:50h, terça-feira 30 de Setembro

Nelson Mandela: um dos maiores líderes políticos da história moderna

20 de Maio de 2009, 13:02

Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de Julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999). Principal representante do movimento antiapartheid, como activista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista.

Em 1990 foi-lhe atribuído o Prémio Lenin da Paz, que acabou por receber só em 2002.

Actividade política

Depois de a eleição de 1948 dar a vitória aos africanders do Partido Nacional, apoiantes da política de segregação racial, Mandela tornou-se membro activo do ANC, tomando parte no Congresso do Povo (1955) que divulgou a Carta da Liberdade - documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.

Comprometido de início apenas com actos não violentos, Mandela e os seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana disparou sobre manifestantes negros, desarmados, matando 69 pessoas e ferindo 180 - e a subsequente ilegalidade do ANC e outros grupos antiapartheid.

Mandela foi um dos maiores líderes políticos da história moderna.

Prisão

A 12 de Junho de 1964 foi condenado a prisão perpétua por planear acções armadas, em particular sabotagem (o que Mandela admite) e conspiração para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega).Enquanto estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o ANC (que viria a público em 10 de Junho de 1980) que dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a acção da massa unida e o martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!"

Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em incentivar a luta armada (Fevereiro de 1985), Mandela continuou na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do ANC e a pressão internacional conseguiram que fosse libertado a 11 de Fevereiro, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. O ANC também foi retirado da ilegalidade.

Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prémio Nobel da paz em 1993.

Presidência do ANC e presidência da África do Sul

Como presidente do ANC (de Julho de 1991 a Dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de Maio de 1994 a Junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no governo, o apartheid, ganhando respeito internacional pela sua luta em prol da reconciliação interna e externa. Alguns radicais ficaram desapontados com os rumos de seu governo, entretanto; particularmente na ineficácia do governo em conter a crise de disseminação da SIDA.

Casou-se três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois casou-se com Winnie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1996, com divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano e aliado do ANC.

Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeira eleições multirraciais do país. Cercou-se, para governar, de personalidades do ANC, mas também de representantes de outras linhas políticas.

Afastamento da política

Após o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Isabel II, e a Medalha presidencial da Liberdade de George W. Bush.


Outras Personalidades

Dina Simão
"Imbuída do espírito académico, estagiou na Câmara Municipal de Setúbal e participou como voluntária para uma instituição da ONU. Nesse âmbito, fez parte do projecto “FAZER” numa acção de intercâmbio cultural no Sul de Angola, zona de guerra, “experiência que considera bastante marcante”.

Bob Marley
"Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro jamaicano Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road.

Lauryn Hill
Lauryn Hill é uma rapper/cantora, compositora, produtora, actriz e vencedora de grammy’s norte-americana, nascida a 25 de Maio de 1975 em South Orange, Nova Jérsia.

Vanessa Williams
Vanessa Lynn Williams, nascida a 18 de Março de 1963 em Tarrytown, Nova Iorque, é cantora, compositora e actriz. O início da sua fama ocorreu com a coroação como Miss América, embora o seu reinado como Miss tenha acabado abruptamente devido a um escândalo que a levou a abdicar do título.

Michelle Obama
Michelle LaVaughn Robinson Obama, nascida a 17 de Janeiro de 1964, é hoje a mulher do quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, e a primeira Primeira-dama dos Estados Unidos Afro-Americana.

Beyoncé Knowles
Beyoncé Giselle Knowles nasceu em Houston, a 4 de Setembro de 1981. É cantora, compositora, arranjadora vocal, produtora e actriz norte-americana, vencedora de dez prémios Grammy, sete deles relativos à sua carreira a solo e três relativos ao grupo Destiny's Child, do qual fez parte entre 1990 e 2005..

Malcolm X
El Hajj Malik El Shabazz, mais conhecido como Malcolm X o Malcolm Little (19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração socialista.

Martin Luther King
Martin Luther King, Jr (15 de Janeiro, 1929 - 4 de Abril de 1968) chamava-se, na verdade. Michael Luther King, Jr. A tradição de pastores baptistas na família iniciou-se com o avô, como pastor da Ebenezer Baptist Church, em Atlanta, de 1914 a 1931; o seu pai ecerceu a mesma função, algum tempo depois, e de 1960 até á sua morte Martin foi ajudante de pastor.

Oprah Gail Winfrey
Oprah Gail Winfrey (Kosciusko, 29 de Janeiro de 1954) é apresentadora de televisão norte-americana, vencedora de múltiplos Prémios Emmy pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, com maior audiência da história da televisão norte-americana.

Rihanna
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de Fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe..

Amílcar Cabral
Amílcar Cabral (Bafatá, Guine-Bissau, 12 de Setembro de 1924 – 23 de Janeiro de 1973) filho de Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora, Cabral foi poeta, agrónomo, fundador do PAIGC e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde (5 Julho de 1975) e Guiné-Bissau (oficialmente a 10 Setembro de 1974).

Lurdes Mutola
Maria Mutola nasceu no bairro de Chamanculo - arredores da cidade do Maputo e desde criança foi ligada nos esportes.Não tendo sido aceite a sua participação no campeonato de futebol de juniores masculinos, com 14 anos inicia-se no atletismo.

Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é actriz e apresentadora brasileira premiada no cinema e na televisão, e formada em jornalismo.

Lenny Kravitz
"De seu verdadeiro nome Leonard Albert Kravitz, Lenny Kravitz nasceu em Nova Yorque, em 1964,filho da actriz de séries de televisão, Roxie Roker, das Bahamas,e de Sy Kravitz, um produtor de televisão de origem judaica.

Pedro Mantorras
"O futebolista Pedro Manuel nasceu em Luanda a 18 de Março de 1982. Quando era criança, queimou-se acidentalmente e foi apelidado de “Man torras” (das expressões angolanas - "Mano Torras", "torrado"), dando origem à sua alcunha, Mantorras..

Barack Obama
"Barack Hussein Obama, Jr. nasceu em Honolulu a 4 de Agosto de 1961 - presidente dos EUA - foi senador pelo estado de Illinois, e em Novembro de 2008 é eleito presidente dos Estados Unidos da América numa vitória considerada histórica.

Horace Silver
"Horace Ward Martin Tavares Silver. As primeiras influências deste grande pianista de jazz foi a música tradicional cabo-verdiana, que Horace ouvia o pai tocar em casa.




Lewis Hamilton
"Lewis Carl Davidson Hamilton MBE (Stevenage, 7 de janeiro de 1985) é um piloto britânico de Fórmula 1, campeão mundial desta categoria em 2008.


Wesley Snipes
"Nascido em 1962, na Florida, Wesley Snipes cresceu no bairro de Bronx, em Nova York. Frequentou a High School for Performing Arts, antes de se mudar com a mãe para a cidade de Orlando, onde viria a fundar o grupo de teatro Struttin' Street Stuff.

Manucho Gonçalves
"O jovem avançado angolano, Manucho Gonçalves de 24 anos, jogador do Manchester United, é o melhor jogador angolano da actualidade a jogar no estrangeiro.

Paulo Flores
"Paulo Flores nasceu em Luanda em Julho de 1972. Com apenas três anos de idade mudou-se para Lisboa onde foi viver com os avós, uma importante fase da sua vida.O músico, cantor e compositor já leva 20 anos de carreira na música angolana.

Muhammad Ali
"Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville, 17 de janeiro de 1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos.

Will Smith
"Poucos artistas conseguiram com sucesso fazer a transição da cena musical para o mundo do cinema como o americano Will Smith. Figura de destaque do mundo do espectáculo desde finais dos anos 80, Smith é um dos mais reconhecidos talentos da indístria cinematográfica.