Página gerada às 22:02h, sexta-feira 17 de Novembro

Chefe de Estado reúne-se com homólogo da RCA

11 de Janeiro de 2017, 13:42

No quadro do reforço da cooperação bilateral existente entre Angola e a República Centro-Africana, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e o seu homólogo, Faustin Archange Touadéra, estiveram reunidos em privado, hoje, quarta-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, durante cerca de 30 minutos.



A sua chegada no Palácio Presidencial,  Faustin Touadéra recebeu cumprimentos de boas vindas do Presidente José Eduardo dos Santos, dos membros do Executivo e de responsáveis dos órgãos auxiliares do Presidente da República.


A respeito do que terão abordado durante o encontro, que decorreu na sala de audiências do Palácio Presidencial, nada foi avançado à imprensa.


Angola e RCA, mantém relações de cooperação no domínio político -diplomático e económico .


A República Centro-Africana é um país cuja situação política preocupa a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), à semelhança da República Democrática do Congo (RCA), do Burundi e Sudão do Sul, todos membros deste órgão da sub-região.


Angola na pessoa do Chefe de Estado angolano, presidente em exercício da CIRGL, tem prestado ajuda para que este país que viveu desde a algum tempo um conflito interno inter-religioso e outros países da região, ponham fim as divergências quer do ponto de vista político ou religioso de forma pacífica através do diálogo, ao invés do recurso a violência armada, factores que perturbam e retardam o processo de integração e o desenvolvimento da região e do continente africano.


Faustin-Archange Touadéra esteve em Angola no mês de Outubro do ano passado em visita oficial. O líder assumiu a presidência da RCA, em Fevereiro do ano, passado tendo ganho a segunda volta das eleições presidenciais, com  62,71 porcento dos votos, contra os 37,29 dos votos de Anicet-Georges Dologuélé, que também concorreu ao pleito eleitoral


A República Centro-Africana é um país localizado no centro da África, limitado a norte pelo Chade, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a oeste pelos Camarões. A capital do país é a cidade de Bangui.


A maior parte do território da RCA é envolvido por savanas, mas o país também inclui uma zona Sahel-sudanesa no norte e uma de floresta equatorial no sul. Dois terços do país estão na bacia do rio Ubangui (que desemboca no rio Congo), enquanto o terço restante está localizado na bacia do Chari, que desemboca no Lago Chade.


Apesar de suas jazidas minerais significativas e outros recursos, tais como reservas de urânio, petróleo, ouro, diamantes, madeira e energia hidroeléctrica, bem como quantidades significativas de terras aráveis, a República Centro-Africana está entre os dez países mais pobres do mundo.


Angop