Página gerada às 06:45h, domingo 26 de Outubro

Futebol: Cabo-verdianos brilham no Girabola

04 de Agosto de 2011, 14:34

O principal campeonato nacional de futebol conta esta época com um grande contingente de cabo-verdianos.

Os clubes da capital são os que mais apostaram na técnica apurada dos crioulos, como o 1º de Agosto, o Interclube. Mas 1º de Maio de Benguela, Recreativo do Libolo , Recreativo do Caala e 1º de Maio de Benguela conta com jogadores cabo-verdianos nas suas fileiras.

Um dos que mais se tem destacado na edição deste ano do Girabola no Interclube é o médio Alex. Jogador de enorme qualidade, Alex foi tri-campeão cabo-verdiano ao serviço do Sporting da Praia, antes de se transferir para o Mindelense de S. Vicente, outro gigante do futebol cabo-verdiano e actual campeão das ilhas.

O jogador de 24 anos não foi feliz na cidade do Mindelo e tentou a sua sorte na 3ª divisão em Portugal, no Sertanense, antes de se transferir para o Interclube, onde se tem destacado como um dos melhores do plantel.

Além de Alex, outro jogador cabo-verdiano tem brilhado no Interclube. Edson Cruz, médio de 23 anos que foi campeão nos juniores do FC Porto. Na altura formava um tridente de médios com Castro, que na época passada jogou no Sporing Gijon de Espanha, e  ainda Sérgio Oliveira. Depois de completar a formação no FC Porto, Edson jogou no Gondomar e Fátima da 2ª Liga e no Olhanense da 1ª Liga Portuguesa, antes de se mudar para a capital angolana. Ainda jogou no Infesta.

A vinda de futebolistas cabo-verdianos para Angola, não sendo uma novidade, tomou outras proporções esta época. A forte concorrência de jogadores brasileiros em Portugal tem feito com que muitos jogadores estejam a emigrar para outras paragens. A crescente importância do Girabola, assim como a actual capacidade financeira dos clubes nacionais que já oferecem iguais ou melhores condições que muitos clubes da segunda Liga Portuguesa, tem servido de atractivo para estes atletas, que assim trazem mais qualidade ao nosso futebol.

Além de Alex e Edson, há outros jogadores cabo-verdianos a actuar no principal campeonato nacional de futebol.  Confira a lista abaixo!

Jogador   Clube            Posição   Idade       Clubes anteriores

Tom           1º de Agosto  Médio       24  Sp. Praia e Estrelas dos Amadores (Cabo Verde) e Anadia (Portugal)

Dany          Rec. Libolo    Avançado  23  Batuque (Cabo Verde), Leixões, Freamunde, Gil Vicente, Tondela e Sertanense (Portugal), Glória (Roménia),

Percy         1º de Agosto  Médio       23 

Wilson        Rec. Caala     Avançado  27   Montijo, Alcochetense, Pescadores, Eléctrico (todos de Portugal)

Alex            Interclube      Médio        24     Sp. Praia e Mindelense (Cabo Verde), Sertanense (Portugal)

Edson Cruz  Interclube      Médio       23      FC Porto (juniores), Infesta, Olhanense, Gondomar, Fátima

 

 

@Evandro Delgado